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Conheça alguns alimentos que mantêm a disposição e aumentam a imunidade do homem no inverno

imunidade

No inverno, nosso organismo necessita de mais imunidade devido ao aumento de vírus variados circulando por aí.

Além disso, também gastamos mais energia para manter o corpo aquecido e, por isso, sentimos mais fome do que de costume. 

A tendência é consumir alimentos mais calóricos, ricos em açúcares e gorduras e menos nutritivos, resultando no enfraquecimento da imunidade e deixando nosso corpo mais suscetível a doenças, especialmente as virais ou aquelas que afetam o sistema respiratório.

Uma alternativa para evitar a queda brusca do sistema imunológico durante o inverno é o consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C e E, ácido fólico, selênio e zinco, cujas características oferecem maior resistência ao nosso organismo para se manter saudável e disposto durante o inverno. 

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Além da possível redução da imunidade durante o inverno, também é comum na estação mais fria do ano nos sentirmos com menos disposição, seja nas rotinas diárias e no trabalho, seja para fazer atividades físicas

Assim como ocorre com relação à imunidade, o consumo de alguns alimentos podem estimular a disposição do seu corpo, mesmo naqueles dias mais frios. Confira essa lista de alimentos que podem contribuir para seu organismo se manter mais disposto e também com a imunidade em alta nesse inverno:

Frutas cítricas são ótimas para a imunidade

Frutas cítricas são ricas em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Elas são consideradas anti-inflamatórias e por isso grandes aliadas do sistema imunológico. 

As frutas cítricas aumentam a produção de células de defesa, promovendo maior resistência ao organismo. Em relação à saúde sexual, como a vitamina C reduz o número de radicais livres, tem ação protetora do esperma contra danos oxidativos.

São importantes fontes de vitamina C: 

  • Kiwi
  • Limão
  • Tangerina
  • Laranja
  • Abacaxi
  • Acerola
  • Morango

Iogurte Natural para imunidade?

Sim! O Iogurte Natural é repleto de probióticos, as chamadas “bactérias boas”, responsáveis por ajudar o funcionamento regular do intestino.

A imunidade do organismo é como uma proteção e preparação para que o corpo esteja apto a reagir a alertas de infecções e outras instabilidades funcionais.

Portanto, o Iogurte é um excelente fortalecedor de imunidade, além de propagador de defesas para o organismo.

Alimentos Termogênicos

São considerados termogênicos os alimentos que aceleram o metabolismo do organismo e precisam de mais gasto calórico do corpo para serem consumidos, ou seja, queimam calorias.

Alimentos estimulantes e termogênicos também podem ser incluídos na alimentação, com moderação, para aumentar a disposição para a prática de atividades físicas e para dar uma incrementada no gasto energético, além de poderem ajudar na imunidade por terem propriedades anti-inflamatórias. São exemplos de alimentos termogênicos que contribuem para a saúde quando consumidos moderadamente:

  • Canela
  • Pimenta vermelha
  • Chá verde 
  • Cafeína

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Gengibre

O alimento contém uma substância chamada gingerol, que regula o sistema imunológico do organismo deixando o corpo menos suscetível a gripes, resfriados e outras doenças autoimunes. Além disso, o gengibre previne doenças do coração, porque diminui a formação de coágulos sanguíneos.

Alimentos ricos em vitamina E 

Ótimo antioxidante, o principal papel da vitamina E é a prevenção de doenças como câncer e doenças cardiovascularesNo inverno, seu efeito antioxidante previne e/ou combate viroses comuns. A vitamina E é encontrada em alimentos como:

  • Óleos vegetais 
  • Semente de girassol
  • Gérmen de trigo 
  • Ovos
  • Amêndoas, nozes e castanha do pará
  • Vegetais folhosos 
  • Legumes.

Castanhas, nozes e amêndoas estimulam a imunidade?

As oleaginosas como a castanha-do-pará, as nozes, a castanha de caju e as amêndoas proporcionam uma série de benefícios para a saúde. São alimentos ricos em selênio e antioxidantes. 

Elas são fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que protegem o coração, pois diminui o colesterol ruim (LDL) e eleva o colesterol bom (HDL), e tem um efeito anti-inflamatório.  A recomendação é consumir uma porção diária pequena de oleaginosas. 

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Além disso, castanha-do-pará, nozes e amêndoas também são ricas em arginina. Que é um aminoácido que aumenta a produção de óxido nítrico, o que induz a vasodilatação, importante para a ereção masculina.  Este aminoácido também melhora o sistema imunológico e aumento de massa muscular.

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Peixes ricos em ômega 3

Os alimentos ricos em ômega 3 reduzem os níveis de triglicerídeos (gorduras), melhoram a força do músculo cardíaco responsável por bombear o sangue e regulam a pressão arterial. Estudos também evidenciam que o consumo de alimentos ricos em ômega 3 melhoram a qualidade dos espermatozoides. 

  • Salmão
  • Atum
  • Sardinha

Linhaça

Este é mais um alimento rico em ômega 3, fibras e lignanas.

Sua tarefa no aumento da imunidade é a ação anti-inflamatória que exerce sobre o organismo. Por essa poucas pessoas esperavam, né?

A linhaça é super versátil e pode ser consumida em grãos, óleo ou farinha. 

Portanto, é possível encontrá-la em pães, bolos e até adicioná-la a iogurtes, saladas de frutas e de vegetais.

Alho: um aliado para imunidade

O alho possui ação anti-inflamatória e anti-infecciosa devido à substância ativa alicina. De preferência o alho deve ser consumido esmagado e/ou cru. O alho contém vitaminas B, C, A, selênio e zinco, além de vários antibióticos naturais, agentes anticoagulantes e substâncias que controlam o colesterol. Além disso, o alho pode aumentar os níveis de testosterona e melhorar a circulação sanguínea que podem melhorar a libido e ajudar com a impotência sexual. Estudos recentes também têm investigado sua contribuição para a prevenção do câncer de próstata.

Vegetais verde-escuro

Brócolis, couve, rúcula e espinafre são fontes de vitaminas A, B6 e B12, que são essenciais para a maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. O ácido fólico, especificamente, participa na formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. 

Os vegetais verde-escuro, assim como os demais alimentos citados no artigo, se mostram bem importantes para contribuir para a saúde masculina. Incluí-los nas refeições diárias é uma ótima forma de ir adotando hábitos saudáveis para a melhora da qualidade de vida.

Spirulina

A Spirulina é um suplemento alimentar à base de uma espécie de alga, cada vez mais recomendado por nutricionistas por suas propriedades antioxidantes e imunoestimulantes. Dentre eles, destacam-se a ficocianina, clorofila e inulina.

Tais componentes também são excelentes anti-inflamatórios e, desse modo, auxiliam na produção de células de proteção e fortalecimento do organismo.

Para consumir esse super alimento basta misturá-lo a vitaminas ou sucos e também é possível encontrá-lo em forma de cápsulas.

Além de adotar práticas saudáveis nos hábitos alimentares, realizar atividades físicas também é uma boa opção para os homens que querem ficar com a saúde em dia mesmo no inverno. 

Exercitar o corpo deixa o organismo mais preparado para o frio e também traz uma série de benefícios para a saúde sexual masculina, como você pode ver neste artigo.

E lembre-se sempre de fazer sua Avaliação de Saúde, ela é essencial para realizar um acompanhamento seguro e garantir diagnósticos precoces.

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