No inverno, nosso organismo gasta mais energia para manter o corpo aquecido e, por isso, sentimos mais fome do que de costume. A tendência é consumir alimentos mais calóricos, ricos em açúcares e gorduras e menos nutritivos, resultando no enfraquecimento da imunidade e deixando nosso corpo mais suscetível a doenças, especialmente as virais ou aquelas que afetam o sistema respiratório.
Uma alternativa para evitar a queda brusca do sistema imunológico durante o inverno é o consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C e E, ácido fólico, selênio e zinco, cujas características oferecem maior resistência ao nosso organismo para se manter saudável e disposto durante o inverno.
Além da possível redução da imunidade durante o inverno, também é comum na estação mais fria do ano nos sentirmos com menos disposição, seja nas rotinas diárias e no trabalho, seja para fazer atividades físicas.
Assim como ocorre com relação à imunidade, o consumo de alguns alimentos podem estimular a disposição do seu corpo, mesmo naqueles dias mais frios. Confira essa lista de alimentos que podem contribuir para seu organismo se manter mais disposto e também com a imunidade em alta nesse inverno.
Frutas cítricas
Frutas cítricas são ricas em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Elas são consideradas anti-inflamatórias e por isso grandes aliadas do sistema imunológico.
As frutas cítricas aumentam a produção de células de defesa, promovendo maior resistência ao organismo. Em relação à saúde sexual, como a vitamina C reduz o número de radicais livres, tem ação protetora do esperma contra danos oxidativos.
São importantes fontes de vitamina C:
- Kiwi
- Limão
- Tangerina
- Laranja
- Abacaxi
- Acerola
- Morango
Gengibre
O alimento contém uma substância chamada gingerol, que regula o sistema imunológico do organismo deixando o corpo menos suscetível a gripes, resfriados e outras doenças autoimunes. Além disso, o gengibre previne doenças do coração, porque diminui a formação de coágulos sanguíneos.
Alimentos ricos em vitamina E
Ótimo antioxidante, o principal papel da vitamina E é a prevenção de doenças como câncer e doenças cardiovasculares. No inverno, seu efeito antioxidante previne e/ou combate viroses comuns. A vitamina E é encontrada em alimentos como:
- Óleos vegetais
- Semente de girassol
- Gérmen de trigo
- Ovos
- Amêndoas, nozes e castanha do pará
- Vegetais folhosos
- Legumes.
Alimentos Termogênicos
São considerados termogênicos os alimentos que aceleram o metabolismo do organismo e precisam de mais gasto calórico do corpo para serem consumidos, ou seja, queimam calorias. Alimentos estimulantes e termogênicos também podem ser incluídos na alimentação, com moderação, para aumentar a disposição para a prática de atividades físicas e para dar uma incrementada no gasto energético, além de poderem ajudar na imunidade por terem propriedades anti-inflamatórias. São exemplos de alimentos termogênicos que contribuem para a saúde quando consumidos moderadamente:
- Canela
- Pimenta vermelha
- Chá verde
- Cafeína
Castanhas, nozes e amêndoas
As oleaginosas como a castanha-do-pará, as nozes, a castanha de caju e as amêndoas proporcionam uma série de benefícios para a saúde. São alimentos ricos em selênio e antioxidantes.
Elas são fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que protegem o coração, pois diminui o colesterol ruim (LDL) e eleva o colesterol bom (HDL), e tem um efeito anti-inflamatório. A recomendação é consumir uma porção diária pequena de oleaginosas.
Além disso, castanha-do-pará, nozes e amêndoas também são ricas em arginina. Que é um aminoácido que aumenta a produção de óxido nítrico, o que induz a vasodilatação, importante para a ereção masculina. Este aminoácido também melhora o sistema imunológico e aumento de massa muscular.
Peixes ricos em ômega 3
Os alimentos ricos em ômega 3 reduzem os níveis de triglicerídeos (gorduras), melhoram a força do músculo cardíaco responsável por bombear o sangue e regulam a pressão arterial. Estudos também evidenciam que o consumo de alimentos ricos em ômega 3 melhoram a qualidade dos espermatozoides.
- Salmão
- Atum
- Sardinha
Alho
O alho possui ação anti-inflamatória e anti-infecciosa devido à substância ativa alicina. De preferência o alho deve ser consumido esmagado e/ou cru. O alho contém vitaminas B, C, A, selênio e zinco, além de vários antibióticos naturais, agentes anticoagulantes e substâncias que controlam o colesterol. Além disso, o alho pode aumentar os níveis de testosterona e melhorar a circulação sanguínea que podem melhorar a libido e ajudar com a impotência sexual. Estudos recentes também têm investigado sua contribuição para prevenção do câncer de próstata.
Vegetais verde-escuro
Brócolis, couve, rúcula e espinafre são fontes de vitaminas A, B6 e B12, que são essenciais para a maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. O ácido fólico, especificamente, participa na formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
Os vegetais verde-escuro, assim como os demais alimentos citados no artigo, se mostram bem importantes para contribuir para a saúde masculina. Incluí-los nas refeições diárias é uma ótima forma de ir adotando hábitos saudáveis para a melhora da qualidade de vida.
Além de adotar práticas saudáveis nos hábitos alimentares, realizar atividades físicas também é uma boa opção para os homens que querem ficar com a saúde em dia mesmo no inverno. Exercitar o corpo deixa o organismo mais preparado para o frio e também traz uma série de benefícios para a saúde sexual masculina, como você pode ver neste artigo.
qual o melhor suplemento em cápsula, que turbine o sistema imunológico em pessoas acima dos 60 anos