Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Alimentos que mantêm a disposição e a imunidade do homem no inverno

alimentacao
FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

No inverno, nosso organismo gasta mais energia para manter o corpo aquecido e, por isso, sentimos mais fome do que de costume. A tendência é consumir alimentos mais calóricos, ricos em açúcares e gorduras e menos nutritivos, resultando no enfraquecimento da imunidade e deixando nosso corpo mais suscetível a doenças, especialmente as virais ou aquelas que afetam o sistema respiratório.

Uma alternativa para evitar a queda brusca do sistema imunológico durante o inverno é o consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C e E, ácido fólico, selênio e zinco, cujas características oferecem maior resistência ao nosso organismo para se manter saudável e disposto durante o inverno.

Além da possível redução da imunidade durante o inverno, também é comum na estação mais fria do ano nos sentirmos com menos disposição, seja nas rotinas diárias e no trabalho, seja para fazer atividades físicas.

Assim como ocorre com relação à imunidade, o consumo de alguns alimentos podem estimular a disposição do seu corpo, mesmo naqueles dias mais frios. Confira essa lista de alimentos que podem contribuir para seu organismo se manter mais disposto e também com a imunidade em alta nesse inverno:

Frutas cítricas

Frutas cítricas são ricas em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Elas são consideradas anti-inflamatórias e por isso grandes aliadas do sistema imunológico.

As frutas cítricas aumentam a produção de células de defesa, promovendo maior resistência ao organismo. Em relação à saúde sexual, como a vitamina C reduz o número de radicais livres, tem ação protetora do esperma contra danos oxidativos.

São importantes fontes de vitamina C:

  • Kiwi
  • Limão
  • Tangerina
  • Laranja
  • Abacaxi
  • Acerola
  • Morango

Alimentos Termogênicos

São considerados termogênicos os alimentos que aceleram o metabolismo do organismo e precisam de mais gasto calórico do corpo para serem consumidos, ou seja, queimam calorias. Alimentos estimulantes e termogênicos também podem ser incluídos na alimentação, com moderação, para aumentar a disposição para a prática de atividades físicas e para dar uma incrementada no gasto energético, além de poderem ajudar na imunidade por terem propriedades anti-inflamatórias. São exemplos de alimentos termogênicos que contribuem para a saúde quando consumidos moderadamente:

  • Canela
  • Pimenta vermelha
  • Chá verde
  • Cafeína

Gengibre

O alimento contém uma substância chamada gingerol, que regula o sistema imunológico do organismo deixando o corpo menos suscetível a gripes, resfriados e outras doenças autoimunes. Além disso, o gengibre previne doenças do coração, porque diminui a formação de coágulos sanguíneos.

alimentacao
Peixes como o salmão são ricos em ômega 3, que contribui para reduzir nível de gordura

Alimentos ricos em vitamina E

Ótimo antioxidante, o principal papel da vitamina E é a prevenção de doenças como câncer e doenças cardiovasculares.  No inverno, seu efeito antioxidante previne e/ou combate viroses comuns. A vitamina E é encontrada em alimentos como:

  • Óleos vegetais
  • Semente de girassol
  • Gérmen de trigo
  • Ovos
  • Amêndoas, nozes e castanha do pará
  • Vegetais folhosos
  • Legumes.

Castanhas, nozes e amêndoas

As oleaginosas como a castanha-do-pará, as nozes, a castanha de caju e as amêndoas proporcionam uma série de benefícios para a saúde. São alimentos ricos em selênio e antioxidantes.

Elas são fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que protegem o coração, pois diminui o colesterol ruim (LDL) e eleva o colesterol bom (HDL), e tem um efeito anti-inflamatório.  A recomendação é consumir uma porção diária pequena de oleaginosas.

Além disso, castanha-do-pará, nozes e amêndoas também são ricas em arginina. Que é um aminoácido que aumenta a produção de óxido nítrico, o que induz a vasodilatação, importante para a ereção masculina.  Este aminoácido também melhora o sistema imunológico e aumento de massa muscular.

Peixes ricos em ômega 3

Os alimentos ricos em ômega 3 reduzem os níveis de triglicerídeos (gorduras), melhoram a força do músculo cardíaco responsável por bombear o sangue e regulam a pressão arterial. Estudos também evidenciam que o consumo de alimentos ricos em ômega 3 melhoram a qualidade dos espermatozoides.

  • Salmão
  • Atum
  • Sardinha

Alho

O alho possui ação anti-inflamatória e anti-infecciosa devido à substância ativa alicina. De preferência o alho deve ser consumido esmagado e/ou cru. O alho contém vitaminas B, C, A, selênio e zinco, além de vários antibióticos naturais, agentes anticoagulantes e substâncias que controlam o colesterol. Além disso, o alho pode aumentar os níveis de testosterona e melhorar a circulação sanguínea que podem melhorar a libido e ajudar com a impotência sexual. Estudos recentes também têm investigado sua contribuição para prevenção do câncer de próstata.

Vegetais verde-escuro

Brócolis, couve, rúcula e espinafre são fontes de vitaminas A, B6 e B12, que são essenciais para a maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. O ácido fólico, especificamente, participa na formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Os vegetais verde-escuro, assim como os demais alimentos citados no artigo,  se mostram bem importantes para contribuir para a saúde masculina. Incluí-los nas refeições diárias é uma ótima forma de ir adotando hábitos saudáveis para a melhora da qualidade de vida.

Além de adotar práticas saudáveis nos hábitos alimentares, realizar atividades físicas também é uma boa opção para os homens que querem ficar com a saúde em dia mesmo no inverno. Exercitar o corpo deixa o organismo mais preparado para o frio e também traz uma série de benefícios para a saúde sexual masculina, como você pode ver neste artigo.

 

Um comentário em “Alimentos que mantêm a disposição e a imunidade do homem no inverno

  • 11/08/2017 em 11:44
    Permalink

    qual o melhor suplemento em cápsula, que turbine o sistema imunológico em pessoas acima dos 60 anos

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *