Andropausa: entenda o que é e como amenizar os sintomas

andropausa

A Andropausa, também conhecida popularmente como “menopausa masculina”, é a redução na produção do principal hormônio masculino, a testosterona. 

Segundo pesquisas científicas, 33% dos homens acima dos 60 anos sofrem deste distúrbio hormonal.

Caracterizada pela diminuição lenta e gradual da testosterona no sangue, a andropausa dá os primeiros sinais por volta dos 50 anos.

Com isso, a baixa no hormônio responsável por controlar o desejo sexual, a ereção, a produção de espermatozoides e a força dos músculos, geralmente demonstra alterações nítidas. 

Parecida com a menopausa, a andropausa causa sintomas como redução do desejo sexual, perda de massa muscular e alteração de humor, por exemplo.

Entretanto, ela não chega a atingir grande parte da população masculina, assim como ocorre com as mulheres, em que a incidência de menopausa é bem maior. 

Mas, ainda assim, os efeitos da Andropausa prejudicam a qualidade de vida dos homens e afetam sua saúde sexual.

Descubra neste artigo quais são os principais sintomas e efeitos da Andropausa, como é realizado o diagnóstico e, conheça ainda, o novo tratamento ideal para amenizar seus efeitos no organismo.

Saiba mais: Por que a testosterona diminui com a idade?
Testosterona baixa: sinal de alerta para o homem

Sintomas da Andropausa

  • Indisposição; 
  • Tendência a se cansar facilmente;
  • Fadiga; 
  • Queda de cabelos; 
  • Diminuição da libido; 
  • Dificuldades de ereção;
  • Alterações de humor;
  • Irritabilidade;
  • Perda de massa muscular;
  • Calor excessivo;
  • Acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal; 
  • Pode ocorrer anemia e perda de massa óssea.

Diagnóstico de Andropausa

A melhor maneira para diagnosticar a andropausa e calcular a dosagem de testosterona é realizando um exame de sangue.

A partir disso, será viável identificar os níveis deste hormônio, que caracterizarão – ou não – o reconhecimento da andropausa.

Além disso, também é importante realizar outros exames para anular possíveis causas de testosterona baixa, como, por exemplo, a dosagem de hormônios relacionados à função da tireoide.

Como funciona o tratamento para Andropausa

O tratamento, desde que conduzido por profissionais especializados, baseia-se na aplicação de doses de testosterona no paciente e, se necessário, outros hormônios através de injeções, géis ou mesmo adesivos.

Entretanto, há alguns casos em que esse tratamento pode ser mais complexo, por exemplo, quando o paciente tem apneia do sono, câncer de próstata, insuficiência cardíaca ou epilepsia.

Por isso, o homem deve consultar o médico regularmente, principalmente após os 50 anos, para identificar se a andropausa está o afetando, capacitando os especialistas a oferecerem o tratamento mais adequado.

É importante salientar que, isoladamente, a reposição de hormônios é incapaz de aliviar os sintomas.

Para isso, é indispensável que ocorram mudanças de hábitos, e que os assistidos possam contar com o apoio de fórmulas que aumentem sua disposição e bem-estar.

Mudança de hábitos

Como os homens podem sofrer perda de massa muscular e acúmulo de gordura na região abdominal, o ideal é manter a alimentação sempre saudável.

Isso porque, o excesso de peso pode agravar a deficiência do hormônio masculino, enquanto o emagrecimento ajuda a normalizar os níveis de testosterona.

Além disso, a prática regular de exercícios físicos e boas noites de descanso também são excelentes aliadas do tratamento para Andropausa.

Nesse sentido, tais mudanças de hábitos irão auxiliar sua qualidade de vida de modo geral.

Mas lembre-se, ao identificar alguns dos sintomas relacionados à Andropausa, procure um médico e realize os exames necessários para investigar a fundo sua saúde. 

Quando não tratada, a Andropausa pode aumentar a possibilidade do homem desenvolver outras doenças, como a anemia e a osteoporose.

Conheça o novo tratamento da Uro para a qualidade de vida masculina

Os sintomas da Andropausa podem facilmente ser negligenciados, principalmente porque, com o passar do tempo, é natural que haja um desgaste na disposição física e mental de qualquer pessoa.

Porém, essa é uma daquelas condições que não têm porque serem aceitas, além de muitas vezes se tornarem um problema nas relações sociais e afetivas.

E já que a saúde masculina é o ponto forte da Uro, decidimos ouvir e atender a incontáveis pedidos.

Assim, desenvolvemos um novo tratamento voltado para a disposição e bem-estar dos nossos clientes.

Nossas cápsulas têm fórmulas exclusivas e devolvem a motivação, a disposição e o vigor físico de homens que estejam passando pela Andropausa.

Se fatores como o estresse, a fadiga, a ansiedade ou o cansaço têm te afetado, faça um teste e comprove os incríveis resultados da recuperação física e mental promovidos pelo nosso novo tratamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.