Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Autoestima masculina: 6 dicas para elevar a sua e se sentir melhor consigo mesmo

autoestima masculina

Uma das melhores coisas do mundo é sentir-se bem consigo mesmo. No entanto, sabemos que num mundo que vem se tornando cada vez mais competitivo, é muito fácil que nossa autoestima fique abalada pelos mais diversos fatores, diminuindo nossa confiança e fazendo com que percamos o prazer nas coisas que geralmente nos fazem felizes.

Mesmo com as armadilhas da vida moderna minando nossa confiança e autoestima masculina, precisamos entender nosso valor: se temos um bom emprego, um bom relacionamento e uma família feliz, isso também é fruto de nossa dedicação e empenho em construir essas coisas. Em outras palavras, pelo menos alguma coisa estamos fazendo bem.

Mas, se você sente que está precisando aumentar a sua autoestima e não sente que está se valorizando, veja algumas atitudes a seguir que podem ajudar você a conseguir isso:

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Autoestima masculina: 6 passos para melhorar a sua

1. Cerque-se de pessoas positivas

Uma das coisas mais prejudiciais para a autoestima masculina é estar rodeado de pessoas que criticam o que você faz todo o tempo, muitas vezes sem razão. Isso acaba sendo um “ralo” para a sua confiança, fazendo que você duvide de si mesmo e da sua capacidade. Assim, cerque-se de pessoas que dirigem boa energia para você e possuem uma visão positiva da vida: isso vai refletir em seu estado de espírito. 

Leia mais: Estresse: saiba quais são as consequências para seu organismo

2. Cuide da sua aparência, do seu corpo e da sua saúde por meio de atividades físicas

Algumas pesquisas apontam que as atividades físicas ajudam a aumentar a autoestima e a disposição, além de contribuir para a saúde mental. Sendo assim, é muito importante para a autoestima masculina fazer exercícios físicos regularmente, seja uma caminhada, musculação ou algum esporte de sua preferência.

Além da aparência, as atividades físicas também ajudam a prevenir e reduzir uma série de doenças nos homens, sobretudo se estiverem associadas a uma alimentação saudável e sono adequado, e também possuem um efeito positivo na vida sexual. Por fim, não deixe suas consultas médicas atrasarem, para que sua saúde esteja sempre em dia.

Leia mais: Por que o sedentarismo é um fator de risco para desenvolver impotência sexual?

3. Tenha metas diárias

Um dos motivos pelos quais às vezes a autoestima masculina fica em baixa é porque acabamos nos sentindo sem motivação. Por exemplo, é comum que às vezes, passemos o dia todo sem fazer nada, para no fim do dia nos sentirmos frustrados e improdutivos.

Sendo assim, uma das coisas que você pode fazer é criar metas diárias no dia anterior e anotar essas obrigações para que sejam feitas ao longo do dia. Esses objetivos não precisam ser complexos, mas o simples fato de cumpri-los dará você se sentir mais realizado por fazer suas atividades.

Isso, por sua vez vai auxiliar na sua autoestima. Se tiver dificuldade em se organizar, conte com aplicativos como Trello ou Wunderlist para anotar suas tarefas. Mas preste atenção para não se sobrecarregar com muitas tarefas e não dar conta, pois isso pode trazer o efeito contrário. Comece aos poucos, com poucas atividades, e vá aumentando de forma gradativa.

4. Enfrente seus defeitos e medos

Muitas vezes, exige-se que nós homens não tenhamos medos, ao mesmo tempo em que também qualquer tentativa de mudar um defeito é vista como “fraqueza” e “flexibilidade excessiva” por parte do homem. Livre-se desse tipo de concepção machista. Afinal, o machismo também é ruim para os homens.

Assim sendo, enfrente seus defeitos e medos e não tenha receio de “olhar para dentro” e buscar melhorias. Ao fazer isso, você perceberá que, na verdade, nenhum dos seus defeitos e medos é tão grande que não possa ser resolvido. Além disso, essa é o jeito mais eficiente de evoluir com seus erros e transformar sua autoestima.

Leia mais: Comportamento sexual: pesquisa revela os maiores temores dos homens na cama

5. Faça coisas que você gosta

Paixão e satisfação são aspectos importantes para a autoestima masculina e, por isso, precisamos exercitá-los frequentemente. Isso o deixará mais feliz e ajudará você a enfrentar situações das quais não gosta, como um problema no trabalho ou em algum relacionamento.

Assim, procure algo que gosta e que possa fazer frequentemente: pode ter a ver com seu trabalho, mas também pode estar ligado a outras atitudes e situações do seu cotidiano, como cuidar da sua saúde, agradar sua família e seus amigos ou se dedicar a um hobbie.

6. Não se critique tanto

Anteriormente, falamos da importância de enfrentar seus defeitos e medos. Entretanto, para levantar a autoestima masculina, também é necessário saber reconhecer suas qualidades. Ninguém é perfeito, e você também não precisa ser.

Por isso, entenda em quais pontos você precisa melhorar, mas não se esqueça de valorizar o que você tem de bom. Também não seja muito duro com você mesmo em relação aos erros que cometeu, principalmente se você deu o melhor de si. E procure aprender com suas experiências anteriores, tirando delas lições para levar para sua vida.

Leia mais: Impotência sexual: descubra quais são as causas psicológicas e como tratar

Agora que você sabe mais sobre como melhorar sua autoestima, não espere mais! Realize nossa Avaliação de Saúde Gratuita Online e veja se está apto para fazer algum de nossos tratamentos. Afinal, cuidar da saúde também é uma forma de elevar a autoestima masculina.

E para seguir se informando, visite o blog da UroClinic Telemedicina e confira outros artigos exclusivos que preparamos para você!

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *