Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

10 benefícios do sexo para a sua saúde

benefícios do sexo

Sexo é bom, todo mundo sabe! Mas você também sabe que faz bem para a saúde? Sim, inúmeras pesquisas mostram os benefícios que a relação íntima traz para o corpo e a mente. Tanto para homens quanto para mulheres, uma vida sexual ativa e saudável pode melhorar a qualidade de vida, a auto-estima, trazer bem-estar, diminuir o estresse, o risco de sofrer doenças cardiovasculares é menor, enfim, são muitos os benefícios do sexo para o nosso organismo. Hoje, vamos listar 10, confira!

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

1. Relaxamento, bom-humor e bem-estar

O pós sexo está relacionado a sensações de relaxamento, bom-humor e bem-estar. Isso acontece porque ao receber prazer o cérebro libera mais endorfina, hormônio responsável por provocar essas sensações. É por isso que, mesmo horas após a relação, continuamos nos sentindo bem, felizes e leves.

2. Menos estresse

Estudos mostram que o orgasmo está relacionado à diminuição de cortisol no organismo. O cortisol é popularmente conhecido como o hormônio do estresse, pois sua produção aumenta nesses momentos mais tensos.

Com a relação sexual, também há liberação de mais oxitocina. A oxitocina é conhecida como o “hormônio do amor” e é liberada principalmente quando o casal está junto e tem uma ótima sintonia. Quando isso acontece, os níveis de cortisol também diminuem no organismo.

Leia também: Estresse: saiba quais são as consequências para seu organismo

3. Queima de calorias

Segundo pesquisas, uma relação sexual ativa durante 30 minutos pode queimar até 200 calorias. Durante o sexo, uma série de músculos do corpo é ativada e é possível trabalhar uma boa parte da musculatura. A transpiração é um reflexo do gasto de energia e da queima de calorias. A relação sexual ativa a circulação dos fluídos linfáticos encarregados de eliminar bactérias, toxinas e outras substâncias que se acumulam especialmente nos músculos, melhorando o aspecto da pele.

Você pode se interessar: Por que o sedentarismo é um fator de risco para desenvolver impotência sexual?

4. Qualidade do sono

Depois de ter um orgasmo durante o sexo, o corpo relaxa mais, e isso melhora muito a qualidade do sono. Se dormir mal pode prejudicar seu desempenho, é comprovado que relações sexuais têm um efeito positivo. O relaxamento que o orgasmo traz contribui para que você durma melhor, e não apenas nos dias em que houver sexo.

A reação tem efeito prolongado, devido a ação de neurotransmissores que passam a agir no seu organismo com mais regularidade e numa quantidade maior. Também é comum, logo após o orgasmo, homens sentirem sono. Isso ocorre porque há liberação de prolactina, o que baixa a concentração de testosterona no sangue, deixando o homem com bastante sonolência.

Sono: saiba qual é sua importância para o bem-estar e para saúde sexual masculina

5. Faz bem para o coração

Estudos apontam que pessoas que praticam sexo com regularidade correm menos riscos de sofrer um infarto. Isso pode estar ligado ao fato de que praticar sexo com frequência aumenta a capacidade cardiorrespiratória, afinal, como todo exercício físico, também faz bem para a saúde.

Durante a relação sexual, a descarga de adrenalina aumenta a frequência cardíaca. O sangue circula por todo o corpo e estimula a irrigação. No orgasmo, a liberação de endorfina relaxa as paredes dos vasos sanguíneos. Isso facilita sua fluidez e diminui o risco de enfartes e derrames provocados pelo entupimento das veias, pois elas dilatam-se e absorvem maior quantidade de oxigênio.

Quer saber mais? Então leia: Qual a relação entre doenças cardiovasculares e disfunção erétil?

6. Autoestima elevada

A autoestima é a forma como você se vê. Ter uma autoestima elevada significa que você se valoriza com seu modo de ser. Pessoas com baixa autoestima são muito críticas consigo, não se sentem totalmente satisfeitas e tendem a se cobrar demais.

Ter mais relações sexuais pode fazer com que você sinta mais confiança com seu corpo e suas atitudes, elevando sua autoestima. Isso comprova os benefícios do sexo para sua vida pessoal e profissional. Pode fazer seu desempenho no trabalho melhorar e que tenha relações pessoais mais saudáveis, já que você estará satisfeito consigo mesmo.

Como aumentar a autoestima: 5 dicas para você seguir e se sentir melhor

7. Diminui o risco de câncer de próstata

Um dos benefícios do sexo, para quem pratica com regularidade, é a saúde da próstata, que é naturalmente estimulada durante o orgasmo. Especialistas afirmam que existe um menor risco de desenvolvimento de tumor na próstata nos homens sexualmente ativos.

Leia também: 11 mitos e verdades sobre o Câncer de Próstata

8. Aumenta o desejo

Quanto mais sexo a pessoa faz, mais desejo e mais vontade ela tem de fazer. Além disso, a maior frequência de contato íntimo também aumenta a quantidade de espermatozóides saudáveis. Quem pretende engravidar deve fazer muito sexo, mesmo nos dias não férteis.

9. Reduz a pressão arterial

Durante o contato íntimo o sangue circula com mais velocidade, o que contribui para o funcionamento cardíaco, e como consequência há uma redução da pressão sanguínea durante o repouso e melhor contração do coração durante o esforço.

10. Diminui a dor

O sexo com orgasmo atua como um analgésico natural porque libera endorfinas e oxitocinas na corrente sanguínea, bloqueando a percepção da dores musculares, dor de cabeça, e a dor nas pernas por exemplo. A desculpa de que não pode fazer amor porque está com dor de cabeça é uma grande mentira. Fazer amor relaxa a tensão que comprime os vasos sanguíneos cerebrais, por isso, também alivia as dores de cabeça.

Com tantos benefícios do sexo para sua qualidade de vida, o que você está esperando para investir na sua vida íntima e bem-estar?  Saiba o que podemos fazer para resolver melhorar a sua vida sexual. 

Se você acredita que tem problemas de disfunção erétil ou ejaculação precoce, faça uma Avaliação de Saúde.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *