Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Atenção: o Câncer de Mama atinge homens!

câncer de mama atinge homens

Em tempo, o mês de Outubro traz a tona um tema importantíssimo e que merece atenção; e nós aproveitamos para reforçar um sinal vermelho para quem ainda não sabe que o câncer de mama atinge homens.

Apesar de ser mais raro do que os casos registrados entre as mulheres é imprescindível estar sempre atento ao seu corpo e aos sinais e sintomas da doença.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Ter cuidado com a saúde é essencial para aumentar a longevidade e, principalmente, para proporcionar da melhor maneira possível o desfrute de todos os prazeres da vida.

Por esse motivo, aproveitamos do movimento “Outubro Rosa”, que é voltado para o público feminino, para informar que, diferente do que a maioria das pessoas sabem, o câncer de mama atinge homens!

Saiba tudo sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento dos cânceres de Pênis; Testículo; Próstata e Câncer de bexiga.

Casos raros

De acordo com dados do hospital A.C.Camargo Cancer Center, para cada 100 mulheres diagnosticadas com a patologia, apenas 1 homem é acometido pela doença.

Ou seja, os pacientes homens são apenas 1% dos casos registrados do câncer de mama.

Assim como entre as mulheres, os fatores preponderantes para a manifestação é o histórico familiar com casos de câncer nas mamas ou nos ovários. Logo, estamos falando sobre uma doença causada por mutações do DNA e que aparecem prioritariamente por questões  genéticas.

O câncer de mama atinge homens de todas as idades, etnias, classes sociais e/ou instruções. Entretanto, a partir dos 60 anos as chances se tornam maiores.

Por isso, os hábitos ao longo da vida podem contar muito com o aparecimento ou retardamento dessa doença na chegada à “melhor idade”.

Leia também: 5 dicas essenciais para homens que querem envelhecer com saúde

De olho nos sinais e nos sintomas

Como as mamas masculinas são menores é normal que os principais sintomas do câncer de mama sejam perceptíveis, visíveis…

Os sinais mais comuns são:

  • mamilos ou mamas vermelhas e/ou descamando;
  • inchaço ou aparição volumosa que podem ou não apresentar dor;
  • retração dos mamilos;
  • enrugação ou ondulação da pele das mamas;
  • aparição de nódulos nas axilas causados pelo inchaço dos linfonodos da região;
  • secreções nos mamilos.

Ao detectar qualquer um dos sintomas, é importante procurar um profissional capacitado para iniciar uma investigação mais aprofundada.

câncer de mama atinge homens autoexame

Diagnosticando e tratando a doença

Apesar de agora termos certeza de que câncer de mama atinge homens, não há motivos para grandes preocupações. É justamente pela raridade de casos que acendemos esse alerta vermelho.

Diferente do que ocorre com as mulheres, não existem exames de rotina que acompanhem,  campanhas de autoanálise ou algo que proporcione uma fácil detecção de tumores em mamas masculinas.

É indispensável que os homens fiquem mais atentos aos sinais do seu corpo e, ao reconhecerem anormalidades nos aspectos visuais das mamas, pratiquem o autoexame de toque.

Essa prática é bastante eficaz na identificação de nódulos alocados em regiões mais escondidas, como nas axilas, ou em casos que não há manifestação dos sintomas listados acima.

Veja este artigo: Saúde do homem: por que eles se cuidam menos?

Em caso de qualquer irregularidade ou dúvida, procure um médico. Dependendo do seu grau de evolução, a doença pode ser facilmente diagnosticada e, atualmente, conta com diversas possibilidades de tratamentos.

Confirmada qualquer anormalidade somente uma biópsia será capaz de definir as glândulas sobressalentes e diferenciar casos benignos de malignos, seu tipo, origem, guiando, desse modo, para o melhor tratamento.

Como falado anteriormente, o câncer de mama atinge homens que, por sua vez, têm mamas pequenas, obrigando a execução de cirurgias mais invasivas.

Nesse sentido, determinada a necessidade da extração de nódulos cancerígenos são feitas mastectomias totais, com retirada de toda a mama, mamilo e – se necessário – glândulas ou linfonodos em uma cirurgia axilar. Essas retiradas totais são feitas como margem de segurança, a fim de evitar reincidência.

Então, dependendo de cada caso, tratamentos auxiliares também podem ser realizados. Dentre os procedimentos poderão ocorrer o bloqueio de hormônios, a quimioterapia,  a radioterapia, dentre outros. 

Essas informações também podem ser interessantes:
Estresse: saiba quais são as consequências para seu organismo
Sono: saiba qual é sua importância para o bem-estar e para a saúde sexual masculina

Se o câncer de mama atinge homens, como se prevenir?

Como feito na prevenção de outros tipos de doenças e cânceres, a prática de hábitos saudáveis é a melhor maneira de prevenir problemas de saúde.

É importantíssimo ter uma alimentação saudável, evitar o consumo de cigarros, bebidas alcóolicas e a ingestão de gorduras.

Realizar exercícios físicos regularmente, fazer acompanhamento e avaliações de saúde também evitam que surpresas aconteçam.

Esse artigo tem o objetivo de provocar a autorresponsabilidade sobre o cuidado com a saúde física e mental, proporcionando um convite para melhorias na vida, na autoestima, no desempenho sexual, nos relacionamentos e em diversas outras áreas da vida.

Gostou desse post? Aqui você encontrará muitos outros conteúdos sobre saúde sexual masculina, bem-estar, relacionamentos e autocuidados!

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *