Como evitar a disfunção erétil: 5 cuidados que todo homem deve ter

como evitar a disfunção erétil

Entenda quais são os fatores de risco e saiba como evitar a disfunção erétil.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

A disfunção erétil é uma das disfunções sexuais mais comuns entre os homens. De acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 41% dos homens sofrem, em diferentes níveis de gravidade, de impotência sexual, como é popularmente chamada a disfunção erétil.

Contudo, há alguns cuidados com a saúde que o homem é capaz de adotar em seu dia a dia que podem ajudá-lo a se prevenir da disfunção erétil ou pelo menos diminuir as chances de que ela ocorra.

Fatores de risco da disfunção erétil

Conforme já escrevemos aqui no blog, as causas da impotência sexual são variadas e, podem inclusive, se relacionarem entre si. Ou seja, um conjunto de fatores pode causar a disfunção erétil. Desde orgânicos até psicológicos.

Os fatores de risco mais comum são:

Como evitar a disfunção erétil

Nesse sentido, a melhor forma de evitar esta disfunção é cuidando da saúde de modo a ficar longe dos fatores risco da impotência sexual. Elencamos aqui 5 cuidados essenciais para que você saiba como evitar a disfunção erétil.

#1 Cuidado com consumo de açúcar

A diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de glicose (açúcar) no sangue, surgindo quando há redução ou deficiência na produção do hormônio insulina. Uma das possíveis consequências da diabetes é a disfunção erétil.

Os homens diabéticos têm muito mais chances de desenvolverem disfunção erétil. Segundo pesquisas, eles possuem até três vezes mais propensão de sofrer com o distúrbio do que os homens sem diabetes.

A Diabetes Tipo 2 é a mais comum e representa até 90% dos casos da doença, pois está ligada aos maus hábitos de vida. Geralmente ocorre mais em adultos acima dos 40 anos e/ou em obesos. Uma das principais causas da diabetes é a má alimentação, com consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar.

Por isso, caso você não queira desenvolver diabetes do tipo 2 e ter um alto risco de, consequentemente, desenvolver disfunção erétil, a recomendação é ter cuidado com a alimentação. Prefira alimentos naturais e sem adição de açúcar, tudo para ter uma vida mais saudável e com mais qualidade.

#2 Prefira as escadas ao invés do elevador

O sedentarismo é o vilão de muitas doenças, e da impotência sexual não é diferente. Então se você quer saber como se prevenir da disfunção erétil, deixar o sedentarismo (e a preguiça) de lado é um ótimo primeiro passo.

Leia: Por que o sedentarismo é um fator de risco para desenvolver impotência sexual?

Caso seja muito difícil para você praticar exercícios físicos, devido a sua rotina acelerada ou mesmo o pouco tempo para se dedicar a uma atividade diariamente, comece aos poucos.

Um bom exemplo disso é preferir utilizar as escadas ao invés do elevador. Subir rotineiramente as escadas para o andar de seu apartamento ou de seu trabalho fará com que você pratique um exercício físico todos os dias e já pode trazer uma diferença para sua saúde.

Ao subir escadas rotineiramente, por exemplo, você terá mais disposição para, aos poucos, começar outros exercícios que sejam condizentes com suas habilidades e que trarão ainda mais benefícios para sua qualidade de vida.

Leitura recomendada: Atividade física traz diversos benefícios para vida sexual masculina

#3 Seu psicológico também interfere

O sexo é mais do que uma resposta física, pois a excitação também está diretamente ligada às emoções e ao estado psicológico do casal. Para ter uma relação sexual satisfatória é necessário que ambos estejam relaxados e envolvidos com o momento.

Ansiedade, estresse, falta de experiência, depressão e fatores traumáticos interferem no desempenho sexual do homem. Esses sentimentos e questões psicológicas podem fazer com que o homem não consiga ter ou manter a ereção por tempo suficiente para que a relação sexual seja satisfatória para o casal.

Por isso, é importante se manter psicologicamente bem para que essa não seja uma das causas da disfunção erétil. Nos artigos abaixo você pode entender melhor sobre essa relação entre seu psicológico e a impotência sexual. Visto que o melhor controle de suas emoções, sem autocobranças, pode ser uma das maneiras de como evitar a disfunção erétil.

Leitura recomendada: Por que a ansiedade é inimiga do seu desempenho sexual?

Leitura recomendada: Estresse: saiba quais são as consequências para seu organismo

#4 Vá ao médico regularmente

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres, pois estão mais vulneráveis a problemas de saúde como hipertensão e infarto.

É possível mudar essa realidade se os homens procurarem mais o médico, realizarem exames de prevenção e se conscientizarem de que o cuidado com a saúde deve ser contínuo para se viver mais e melhor.

Se você quer saber como evitar a disfunção erétil, precisa entender que consultar regularmente o médico, realizar check ups anualmente e cuidar da saúde da próstata é fundamental. Pois essas precauções irão diminuir as chances de você sofrer de impotência sexual.

#5 Cuide de seu coração, literalmente

Homens que já possuem alguma doença cardiovascular têm mais chances de desenvolverem disfunção erétil. Dessa forma, cuidar da saúde de seu coração é uma das melhores formas de como evitar a disfunção erétil.

Além disso, a Disfunção Erétil é especialmente importante de ser diagnosticada por estar relacionada a riscos de outras doenças subjacentes. Principalmente as cardiovasculares, como infarto e derrames (AVC).

A dica é ter bons hábitos para então evitar problemas circulatórios que levam tanto a problemas cardíacos quanto a problemas de ereção. Entre esses hábitos saudáveis podemos destacar:

  • Consumir carnes magras;
  • Diminuir (ou parar) com consumo de ácool;
  • Se é fumante, abandonar o vício do cigarro;
  • Consumir mais verduras e legumes;
  • Parar de se alimentar de frituras e de fast food;

Gostou dessas dicas para saber como evitar a disfunção erétil? Portanto deixe seu comentário!

Você quer melhorar seu desempenho sexual? Então faça nossa Avaliação Médica Gratuita e descubra um tratamento inovador para problemas de ereção e ejaculação precoce.

INICIAR AVALIAÇÃO MÉDICA GRATUITA

Loading

 

2 comentários em “Como evitar a disfunção erétil: 5 cuidados que todo homem deve ter

  • 18/09/2018 em 17:28
    Permalink

    Boa tarde gostaria de sabe a VC tem alguma clínica em Pernambuco

    Resposta
    • 06/12/2018 em 13:15
      Permalink

      Romero, atendemos em todo o Brasil através da telemedicina. Ou seja, o senhor faz uma avaliação online e fazemos a indicação do tratamento mais adequado para seu caso.
      Para fazer sua avaliação Gratuita é só acessar este link: https://www.urotelemedicina.com.br/avaliacao/

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.