Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Como cuidar melhor da saúde no inverno: 5 dicas simples para os homens seguirem

como cuidar melhor da saúde no inverno

O início da estação mais fria do ano traz com ela alguns cuidados necessários para que o homem não sofra demais com doenças que costumam ser mais comuns nessa época. Por isso, confira 5 dicas simples de seguir sobre como cuidar melhor da saúde no inverno.

São informações necessárias para que você mantenha sua imunidade em alta e fique com a saúde em dia mesmo no tempo frio. Acompanhe as dicas e deixe seu comentário se as dicas de como cuidar melhor da saúde no inverno forem úteis para você!

As doenças mais comuns no inverno

A estação mais gelada do ano é a responsável pela maior proliferação de vírus e bactérias, o que acarreta em um maior número de doenças provocadas por eles. Isso acontece porque as bactérias e vírus, com as temperaturas baixas, procuram por lugares quentes para se multiplicarem. E o corpo humano, quente e úmido, torna-se o hospedeiro ideal para eles.

Ainda mais quando, no frio, evitamos abrir janelas e ficamos mais perto de outras pessoas, o que aumenta as chances dos vírus e bactérias encontrarem seu hospedeiro.

Entre as doenças mais comuns no inverno, podemos citar:

  • Gripes;
  • Resfriado;
  • Sinusite;
  • Otite (infecção no ouvido);
  • Rinite alérgica;
  • Asma;
  • Pneumonia, entre outras.
FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

5 dicas para o homem cuidar melhor da saúde no inverno

Hábitos saudáveis devem estar presentes na nossa rotina diária para evitarmos complicações no futuro. Contudo, o público masculino é o mais difícil de adotar bons hábitos de saúde, muitas vezes por preconceito, tabu ou por considerá-los sem importância.

O que se refletirá em uma saúde mais frágil e em dados alarmantes como o apontado pelo IBGE. Que aponta que os homens costumam ter uma vida, em média, 7 anos mais breve do que as mulheres.

Por isso apontamos aqui as principais dicas para que os homens sigam durante o inverno e evitem as doenças mais comuns da estação mais fria do ano.

1. Beba bastante água

Beber bastante água é uma das dicas principais para cuidar melhor da saúde no inverno. Isso porque é muito comum com as temperaturas mais baixas reduzirmos a quantidade de água ingerida durante o dia.

Atitude bem diferente do que quando a temperatura está mais alta e nosso organismo sente mais sede e automaticamente bebemos mais água.

Contudo, é primordial que mesmo no inverno tomemos uma boa quantidade desse líquido que será um dos principais aliados para nos mantermos saudáveis e com a imunidade em alta.

2. Alimente-se bem

É comum com o frio preferirmos comidas com bastante carboidratos e quentes, como pratos de macarrão, que nos dão a sensação de aconchego e calor. Mas se você quer aprender como cuidar melhor da saúde no inverno, é preciso ter atenção na hora de montar seu prato.

Opte por comidas saudáveis, e não abandone as verduras e legumes. Se não considerar as saladas uma boa opção, uma alternativa é usar legumes cozidos. Também outra boa opção são sopas e caldos.

É claro que isso não quer dizer que você é obrigado a abandonar os pratos mais calóricos ou um delicioso chocolate quente. Mas é fundamental manter o equilíbrio e ter uma alimentação balanceada para evitar o ganho de peso e também que o seu corpo se mantenha saudável no inverno.

3. Mantenha os ambientes ventilados

As temperaturas caem e logo vemos todas as janelas sendo fechadas para evitar aquele vento gelado. Contudo, a falta de ventilação em um ambiente é propícia para a proliferação de vírus e bactérias, o que aumenta as chances de você pegar alguma doença típica do tempo frio.

Por isso, se você quer evitar essas doenças e cuidar melhor da saúde no inverno, mantenha as janelas abertas e os ambientes ventilados. Mas também não se esqueça de se agasalhar bem, porque passar frio também é a receita para pegar algum resfriado.

4. Pratique exercícios físicos

O frio costuma ser inimigo da prática regular de exercícios físicos, não é mesmo? Mas se você quer cuidar melhor da saúde no inverno, não deve abandonar as atividades físicas!

No tempo frio pode até não ser tão agradável fazer exercícios físicos na rua, contudo, é possível optar por outras atividades em lugares fechados. Elas irão ajudá-lo a se manter saudável e sem precisar passar pelas temperaturas mais baixas na rua.

As academias são uma boa opção. Além delas, também é possível manter uma rotina de exercícios físicos dentro de casa mesmo. E com a ajuda de uma orientação profissional fica ainda mais fácil.

Entre os benefícios de uma prática regular de atividades físicas, podemos citar para aqueles que contribuem para a sua saúde sexual.

Quer saber mais sobre o assunto? Então leia: Atividade física traz diversos benefícios para vida sexual masculina.

5. Faça acompanhamento médico

Sabemos que os homens têm maiores dificuldades de procurarem o acompanhamento médico adequado para sua saúde. Contudo esse um hábito que precisa ser adquirido. Ainda mais por aqueles que querem viver mais e com mais qualidade de vida.

No inverno, o acompanhamento médico torna-se ainda mais necessário. Pois é nessa época do ano então que as pessoas ficam mais suscetíveis a diversas doenças. E pode ser mais arriscado para sua saúde se você não tiver o acompanhamento profissional adequado.

Conclusão sobre como cuidar melhor da saúde no inverno

Além dessas 5 dicas sobre como cuidar melhor da saúde no inverno, outras bem importantes são: lavar com frequência as mãos; andar sempre bem agasalhado , para dessa forma evitar passar frio; hidratar a pele; e procurar manter a tranquilidade, evitando o estresse em demasia.

Isso porque o estresse pode baixar sua imunidade e deixar seu organismo mais propenso a contrair infecções ou outras doenças, como resfriado. Ficou curioso? Então saiba mais sobre as consequências do estresse para sua saúde aqui.

E aí, essas dicas sobre como manter a saúde no inverno foram úteis para você? Deixe seu comentário! E não esqueça de nos contar quais são aquelas que você vai adotar na sua rotina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *