Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Dia Internacional do Homem: origem da comemoração e 7 dicas para promover a saúde masculina

Dia Internacional do Homem: origem da comemoração e 7 dicas para promover a saúde masculina
FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Em comemoração ao Dia Internacional do Homem, elencamos 7 dicas que, se forem adotadas à rotina diária, podem promover maior bem-estar, saúde e qualidade de vida para os homens. Além disso, também descubra quem foi o criador e os objetivos da celebração.

O Dia Internacional do Homem é celebrado em 19 de novembro e um dos principais objetivos é promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina.

Culturalmente, os homens prestam menos atenção à própria saúde e muitas das doenças que acometem a população masculina poderiam ser evitadas se houvesse maior cuidado com o corpo. Com o intuito de mudar essa cultura de pouco cuidado com a saúde e bem-estar, que se comemora o Dia Internacional do Homem.

Quem criou o Dia Internacional do Homem?

O “International Men’s Day” foi comemorado pela primeira vez em 1999, em Trinidad e Tobago.  A celebração foi promovida pelo Dr. Jerome Teelucksingh e com o apoio das Organizações das Nações Unidas. A ideia do Dr. Jerome era de ajudar os homens a estarem mais atentos a sua saúde, assim como conscientizar sobre os princípios da igualdade de gêneros.

Quais os objetivos do Dia Internacional do Homem?

  • Focar na saúde e bem-estar do homem: social, emocional, físico e espiritual;
  • Promover papéis masculinos positivos e comemorar contribuições para sociedade;
  • Lutar contra a discriminação e violência a homens e meninos;
  • Melhorar as relações entre os gêneros e promover a igualdade de gêneros;
  • Melhorar a expectativa de vida dos homens;
  • Chamar a atenção dos homens para a importância do cuidado com a saúde e a prevenção de doenças;

7 Dicas de Saúde para celebrar o Dia Internacional do Homem

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres, pois estão mais vulneráveis a problemas de saúde como hipertensão e infarto.

É comprovado que algumas atitudes incorporadas ao dia a dia ajudam a reduzir o risco de diversas doenças crônicas, tais como diabetes e doenças cardiovasculares (hipertensão, derrame, infarto de miocárdio).

Devido a isso, elencamos as principais medidas que podem melhorar a saúde masculina:

1.Alimentação Balanceada

O cuidado com a alimentação é um dos pontos centrais para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.

Vale lembrar também que doenças cardiovasculares, sedentarismo e obesidade estão relacionados com a disfunção erétil (impotência sexual), como você pode ver neste artigo.

Uma dica para melhorar sua alimentação, é incluir alimentos como peixes e oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache) em sua dieta. Troque também os alimentos gordurosos e frituras por verduras e carnes magras.

Uma alimentação saudável e balanceada é muito importante para manter a saúde em dia e alguns alimentos, inclusive, contribuem ainda mais para o desempenho sexual e para o aumento da libido do homem. Neste artigo, reunimos uma lista com 10 alimentos que melhoram a vida sexual masculina.

2. Pratique exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos contribui de forma significativa para manter a boa forma e saúde, além de ajudar você a conquistar um equilíbrio saudável da mente, aliviando a tensão e o estresse.

Independente da idade, caminhar é um excelente exercício físico e pode ser facilmente incluído no seu dia a dia. Por exemplo, você pode evitar usar o carro para distâncias curtas e optar por ir andando. Pequenas mudanças já têm um impacto muito positivo na saúde e bem-estar.

Agora, se você realmente está comprometido em mudar seus hábitos, inclua caminhadas de no mínimo 40 minutos por dia ou a cada 3 vezes na semana. Andar de bicicleta é uma atividade que exige maior esforço físico e também é uma boa opção.

Praticar esportes é outra forma de trazer a atividade física para sua rotina de forma divertida, mas lembre-se de não ir além dos limites do seu corpo.

É interessante ressaltar que atividades físicas também são benéficos para a vida sexual do homem. A prática regular de exercícios físicos está relacionada com o aumento da produção de testosterona. O hormônio é responsável por diversas funções no organismo masculino, inclusive pelo desejo sexual.

Além disso, a atividade física mantém o coração e artérias saudáveis, o que reduz o risco de disfunção erétil. Para saber mais sobre os benefícios da prática de exercícios físicos, veja este artigo.

3. Evite beber em excesso

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6% da população tem algum problema ou doença associada ao uso do álcool, como câncer no esôfago e na laringe, pancreatite, hipertensão arterial e cirrose hepática.

Mesmo a conhecida expressão “beber socialmente”, pode trazer algumas complicações para a vida do homem. A bebida alcoólica afeta a respiração, a circulação e a sensibilidade das extremidades do corpo, o que, ao longo do tempo, pode levar a dificuldades de ereção.

Devido a todos esses fatores, a recomendação é evitar beber em excesso e sempre ficar atento aos sinais de que o organismo manda, que podem indicar que você precisa procurar um médico para verificar a sua saúde.

4. Durma bem

A má qualidade do sono pode trazer diversos problemas para a saúde masculina, inclusive para a vida íntima. Isso porque durante o sono, o organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde. Como fortalecimento do sistema imunológico, liberação de hormônios e consolidação da memória.

Na medida em que você dorme mal, há alterações de humor e cansaço, por não repousar o suficiente. Pessoas que têm distúrbios do sono também sofrem com a iminência de doenças que vão da depressão à obesidade. Nos homens, além de afetar o bem-estar e a saúde em geral, a má qualidade do sono também influencia negativamente o desempenho sexual.

A falta de uma rotina de sono adequada mantém elevados os níveis sanguíneos de adrenalina, o que pode provocar vasoconstrição, dificultando a chegada adequada de sangue e manutenção da ereção peniana.

De acordo com um estudo feito pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), homens que dormem mal têm três vezes mais chance de apresentar disfunção erétil do que aqueles que dormem regularmente bem.

5. Eleve sua autoestima e bem-estar

Autoestima é uma avaliação subjetiva que fazemos de nós mesmos e interfere nas nossas relações sociais. Pessoas com autoestima elevada valorizam mais a si mesmos, se contentam com seu modo de ser e demonstram confiança em seus atos e julgamentos.

Dessa forma é fácil perceber como elevar a autoestima é importante para a saúde, tanto do corpo quanto da mente. É possível melhorar sua autoestima e bem-estar se você fizer menos atividades desgastantes, que o deixe estressado, e investir em atividades que proporcionam prazer. Veja algumas dicas para aumentar sua autoestima:

  • Descubra seus talentos e aprenda coisas novas, que lhe deem felicidade.
  • Divida esses momentos prazerosos com as pessoas que ama.
  • Planeje seus dias de descanso para aproveitar ao máximo cada um deles.
  • Invista na sua qualidade de vida.
  • Tenha uma vida sexual ativa e satisfatória!

Um desempenho sexual satisfatório pode ser responsável pelo retorno de dias e noites muito mais prazerosos. Por isso eu indico para todos meus leitores: caso tenha algum problema de desempenho sexual, faça esta Avaliação Médica Gratuita para descobrir uma solução totalmente eficaz e segura e para ter o vigor de quando era mais jovem.

6. Sexo faz bem para a saúde

Falar que sexo faz bem para a saúde não é exagero. Muitas pesquisas científicas mostram os benefícios que a relação íntima traz para o corpo e a mente.

Tanto para homens quanto para mulheres, uma vida sexual ativa e saudável pode melhorar a qualidade de vida e a auto-estima; trazer bem-estar e diminuir o estresse; e o risco de sofrer de doenças cardiovasculares é menor.

Neste artigo, você pode ver em detalhes os benefícios do sexo para a saúde do homem. Ter uma vida sexual satisfatória é possível para todos homens.

Para aqueles que têm problemas de ereção, é possível fazer nossa Avaliação Médica Gratuita e identificar qual o melhor tratamento para ter o desempenho sexual desejado.

7. Fique atento ao nível de testosterona

Um nível equilibrado de testosterona é muito importante para a saúde masculina, pois o hormônio é responsável por diversas funções orgânicas e também pelo desejo sexual.

A testosterona é fundamental para o desenvolvimento dos tecidos reprodutores (testículos e próstata) e para o desenvolvimento de características físicas, tais como o aumento da massa muscular e da densidade óssea.

O hormônio também contribui para a regulação do sono, diminui os níveis de estresse e é responsável pelo desejo sexual masculino. Se em níveis bons e equilibrados o hormônio está ligado a vários benefícios, níveis desequilibrados trazem complicações para o corpo do homem.

Como aumento da gordura corporal, perda de massa muscular, distúrbios no sono, cansaço, estresse, diminuição da libido e possível impotência sexual (disfunção erétil).

Aqui você pode conferir como identificar a baixa produção de testosterona do seu organismo e algumas dicas de hábitos que ajudam a aumentar naturalmente o nível de testosterona.

A dica extra que posso dar para você é: procure o médico regularmente. Consultas médicas regulares identificam precocemente possíveis doenças e contribuem para você ter mais informações sobre sua saúde e, dessa forma, para que se previna de doenças.

Celebre o Dia Internacional do Homem cuidando da sua saúde! 

Gostou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários e inscreva-se em nossa newsletter.

2 comentários em “Dia Internacional do Homem: origem da comemoração e 7 dicas para promover a saúde masculina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *