Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Você sabe quais são os exames preventivos masculinos?

exames preventivos masculinos

É essencial que anualmente ocorram exames preventivos masculinos!

Esse é um hábito muito comum entre as mulheres, que costumam cuidar periodicamente da saúde desde a primeira menstruação.

Por esse motivo, o movimento Novembro Azul tem grande importância para os homens.

Isso porque, antes dessa iniciativa, o compromisso com os exames preventivos masculinos não era difundido.

O INCA (Instituto Nacional do Câncer), continua afirmando que o câncer de próstata está entre os tipos de tumor mais comuns e a segunda maior causa de morte masculina.

Embora a ciência e a tecnologia estejam cada vez mais avançadas, o preconceito ainda é um grande problema e adversário da precaução necessária para a qualidade de vida masculina.

De acordo com pesquisa do INCA, entre os anos de 2020 e 2022, estimava-se o diagnóstico de 65.840 novos casos de câncer de próstata por ano.

Então, aproveitando o mês de conscientização e cuidado com a saúde dos homens, descubra neste post quais são as avaliações indispensáveis que precisam ser feitas todos os anos.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Exames de sangue

O mais comum dos exames preventivos masculinos solicitados pelos médicos são os exames de sangue.

A partir deles é possível avaliar diversas questões de saúde, dentre elas:

  • Anemia;
  • Infecções;
  • Doenças autoimunes (artrite reumatóide, lúpus, tireoidite e outros);
  • DSTs (HIV, sífilis, gonorreia, Hepatite B);
  • Presença de gordura no sangue (colesterol, triglicérides etc);
  • Diabetes;
  • dentre outros.

Análise da urina é um dos exames preventivos masculinos

Sim, este exame aparentemente simples também deve ser feito anualmente.

Isso porque essas análises são responsáveis por checar as condições dos rins, do fígado, hepatites, diabetes e as infecções urinárias que podem se agravar.

Portanto, recomenda-se que ao identificar a presença de sangue, dor, ardência ou aumento do volume urinário, solicite um exame de urina.

E mesmo sem esses sintomas, procure um especialista para acompanhar periodicamente o seu bem-estar e solicitar uma Avaliação de Saúde.

Exame de fezes

Dentre os exames preventivos masculinos, o exame de fezes é considerado um dos mais básicos, junto com o de urina e o de sangue.

Este, porém, é indicado para investigações na saúde do estômago e intestino.

Desse modo, a análise fecal é essencial para identificar bactérias e outras infecções que podem causar dores abdominais, avançando para úlceras e outras doenças graves.

Por outro lado, o que muitos homens não sabem é que um exame aparentemente “desnecessário” pode diagnosticar casos de sangue oculto causado por irritações nos fluidos intestinais.

Além disso, também é possível diagnosticar sinais silenciosos de câncer nos órgãos que compõem o trato gastrointestinal (que vão da garganta ao ânus).

Exames preventivos masculinos para o coração e pulmão

Estes, que são órgãos extremamente importantes, merecem atenção especial.

No caso do coração, o teste ergométrico é um daqueles exames preventivos masculinos completos.

Após uma avaliação de saúde prévia, o especialista identifica o histórico do paciente para ter referências que o ajudem a qualificar o desempenho do assistido.

A partir da captação de sinais elétricos, o ritmo e frequência cardíacos demonstram se existem irregularidades capazes de fornecer um diagnóstico precoce de problemas silenciosos que acometem o coração.

Agora, quando o assunto é o pulmão, é importante dar uma atenção especial para um dado alarmante.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de mortes evitáveis no mundo.

Além disso, no Brasil, os homens são os que mais consomem tabaco, aumentando a propensão do surgimento de doenças como: a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica); a insuficiência vascular periférica; o infarto do miocárdio; e os cânceres de boca, laringe e pulmão.

Portanto, é indispensável estar com os exames preventivos masculinos sempre em ordem, zelando pela qualidade de vida da população masculina.

Fígado: órgão essencial

Este componente do organismo humano também merece uma avaliação especial.

Isso porque é inviável viver sem o trabalho de armazenamento e distribuição de nutrientes, além da filtragem das substâncias que circulam em nossos corpos.

Também vale destacar que, culturalmente, é muito comum observar uma alta ingestão de bebidas alcoólicas pelos homens.

A OMS acompanha periodicamente os hábitos de saúde em todo o mundo e reconhece que é real o aumento gradativo do consumo de álcool por jovens brasileiros.

Aderindo a esse hábito cada vez mais cedo, os resultados do alcoolismo para o corpo e a saúde, no geral, se tornaram um alerta.

Por isso, dentre os exames preventivos masculinos, analisar a qualidade do funcionamento do fígado frequentemente é importantíssimo.

Dentre os mais recorrentes, especialistas costumam solicitar as investigações de doenças hepáticas a partir dos exames: transaminase (TGO/TGP) e o Gama GT.

Exames preventivos masculinos para o diagnóstico do câncer de próstata

É inevitável dizer que o diagnóstico precoce pode salvar paciente do câncer de próstata em 90% dos casos.

Anualmente, dezenas de milhares de pacientes – só no Brasil – morrem por conta de uma doença que já está pautada entre os exames preventivos masculinos; que conta com o apoio da ciência e da tecnologia para o diagnóstico precoce; e tratamentos de alta performance.

É possível afirmar que essa é a avaliação mais importante para a saúde masculina, já que o câncer de próstata está entre os tipos mais comuns de tumores e é o segundo tipo que mais mata homens no Brasil.

Isso porque o câncer de próstata pode avançar sem demonstrar sintomas, dando seus primeiros sinais em estágio bastante avançado e possivelmente irreversível.

Seja através do toque ou exame de sangue (PSA), a partir dos 40 anos é essencial realizar esses exames preventivos masculinos anualmente.

Portanto, faça sua Avaliação de Saúde e aproveite sua vida com qualidade.

Para diminuir as probabilidades de surgimento de doenças, adote hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação rica em nutrientes; pratique atividades físicas; preze por descanso de qualidade e realize exames preventivos masculinos regularmente.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *