Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Existe relação entre Impotência e Infertilidade?

Impotência e infertilidade

Muitas vezes confundidas, impotência e infertilidade são condições distintas e uma não está relacionada a outra, pois possuem causas diferentes. Um homem que sofre de impotência sexual, pode ser fértil, pois a disfunção erétil não está ligada a produção de espermatozóides. Assim como um homem infértil, pode ter um desempenho sexual satisfatório.

No artigo de hoje, vamos falar sobre essas duas condições. Quais as suas causas, diferenças, relações e tratamentos. Acompanhe!

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Infertilidade

A infertilidade é a incapacidade de produzir espermatozóides aptos a fertilizar um óvulo. Estudos revelam que um em cada cinco casais apresenta problema de infertilidade: aproximadamente 40% das causas estão relacionadas às mulheres, e 40% aos homens; sendo que em 20% dos casos, ambos têm algum fator causador. 

Os sintomas da infertilidade não são físicos, ou seja, o homem consegue manter relações sexuais normais e frequentes. Normalmente só percebe esta condição depois de inúmeras tentativas para engravidar, e depois de a mulher já ter descartado ser a portadora do problema.

O diagnóstico  é realizado por meio de exames específicos como o espermograma, por exemplo. E alguns fatores responsáveis pela infertilidade podem ser:

  • Alta produção de prolactina;
  • Distúrbios da tireoide;
  • Baixa produção de testosterona;
  • Uso de anabolizantes;
  • Infecções que atingem o aparelho reprodutor, como a caxumba;
  • Realizações de radioterapias ou quimioterapias;
  • Varicocele (aumento dentro dos vasos sanguíneos dos testículos);
  • Fatores genéticos que afetam a produção de espermatozoides;
  • Disfunções que afetam a ejaculação, como a ejaculação retrógrada.
Impotência e infertilidade

O tratamento da infertilidade deve ser feito com acompanhamento médico para que investigue a causa do problema e indique o procedimento mais adequado. Clínicas especializadas no assunto oferecem outras opções que podem proporcionar a tão desejada gravidez aos casais inférteis, como a inseminação artificial ou a fertilização in vitro.

Impotência Sexual

A impotência sexual ou disfunção erétil é diagnosticada quando o homem tem, frequentemente, alguma dificuldade para ter ereção ou para manter o pênis ereto durante a relação sexual, a qual permita a penetração e satisfação para os envolvidos.

Muito mais do que se pensa, a impotência sexual, é uma condição bastante frequente. Estima-se que 1 em cada 3 homens com menos de 45 anos (35%), e até 2 em cada 3 homens com mais de 45 anos (65%), apresentam algum grau de disfunção erétil.

Leia também: Disfunção erétil e como a parceira pode ajudar o homem que sofre com impotência sexual

A impotência sexual pode acontecer por diversos motivos, como estresse, uso de drogas e álcool, obesidade, tabagismo, problemas psicológicos e emocionais, usos excessivo de medicamentos, hipertensão, diabetes, entra vários outros. 

Assim como em casos de infertilidade, a impotência sexual também pode ser tratada. Aqui na Uro Telemedicina, você faz uma Avaliação de Saúde Online e Gratuita e adquire o tratamento ideal para o seu caso.

Impotência e Infertilidade: qual a relação?

A confusão entre impotência e infertilidade acontece porque para que ocorra uma gestação é necessária a transferência de espermatozóides para o útero, e a impotência pode dificultar ou até impedir esse processo, pois sem ereção não há ejaculação. Logo, a mulher não consegue engravidar.

As duas condições também se relacionam pelo fato de ambas poderem se intensificar devido ao baixo nível de testosterona, hormônio masculino responsável pela característica sexual do mesmo.

Testosterona e disfunção erétil: a baixa testosterona tem relação com a impotência sexual?

A boa notícia é que para qualquer que seja a sua condição, os avanços da tecnologia possibilitam ótimos e eficazes tratamentos, tanto para impotência como para infertilidade.

Porém, não esqueça, impotência e infertilidade necessitam de tratamentos distintos. Deixe de lado o preconceito e busque ajuda e orientação com especialistas de acordo com o seu problema.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *