Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Impotência sexual em homens jovens

disfuncao eretil em jovem Uroclinic

A disfunção erétil é comumente considerada como uma doença que afeta homens mais velhos. Sabemos que a idade é um fator de risco, mas será que a impotência pode afetar homens mais novos? No artigo de hoje vamos mostrar que embora em menor parte, a impotência sexual em homens jovens pode acontecer e não deve ser desconsiderada.

A disfunção erétil ou impotência sexual é caracterizada pela dificuldade do homem em obter a ereção durante a relação sexual. Também pode ser identificada quando o homem não consegue manter a ereção por tempo suficiente para permitir a penetração e uma relação satisfatória para o casal. 

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

A impotência pode trazer muitos problemas para a vida do homem. Baixa autoestima, insegurança, medo, depressão, entre muitos outros.  Além disso, também pode estar relacionada com questões de saúde mais graves, como diabetes e problemas no coração que dificultam a circulação sanguínea.

Ao identificar qualquer desconforto relacionado a falta de ereção, é fundamental que o homem busque ajuda médica, independente da sua idade. Se tratado da forma correta, é possível retomar o desempenho sexual satisfatório.

Leia também: Como identificar se tenho disfunção erétil?

A impotência sexual em homens jovens pode acontecer

Embora comumente associada à idade avançada, é importante entender que a impotência sexual em homens jovens também pode acontecer. Isso porque a idade não é o único fator de risco para esse problema.

Ou seja, é mais comum a disfunção erétil em homens com mais de 50 anos. Mas esse não é um fator decisivo para a impotência. Ela pode sim ocorrer em homens mais jovens e dificultar a sua vida íntima e social.

Causas da impotência sexual em homens jovens

A impotência sexual em homens jovens pode acontecer por causas bem variadas. Desde questões orgânicas/físicas, químicas (consumo de álcool ou outras substâncias) até psicológicas (emocionais) e comportamentais (sedentarismo e obesidade).

Além disso, muitas vezes essas causas e fatores de risco podem influenciar conjuntamente para que o problema de impotência ocorra. Ou seja, o homem, mesmo jovem, pode se identificar com mais de um destes fatores que podem estar relacionados à disfunção erétil.

Principais causas da impotência sexual e como tratar

Sendo assim, das causas da disfunção erétil de ordem física, podemos citar: problemas cardíacos; hipertensão; diabetes; problemas hormonais, entre outros.

Em homens mais jovens, essas possíveis causas físicas da disfunção erétil são mais difíceis de se apresentarem. Contudo, não se pode excluir esses fatores no momento de se realizar a avaliação médica e decidir por qual tratamento seguir.

Homens mais jovens, estimulados pela pornografia, muitas vezes buscam remédios e soluções temporárias para “turbinar” seu desempenho e ereção. É importante alertar para as consequências negativas que essa atitude pode trazer com o passar dos anos. 

Fatores psicológicos

impotência sexual em homens jovens

Ansiedade, estresse, apreensão, falta de experiência, nervosismo, depressão e fatores traumáticos interferem no desempenho sexual do homem.

Esses sentimentos podem fazer com que o homem não tenha um bom desempenho. Resultando em dificuldades para manter a ereção por tempo suficiente para que a atividade sexual seja satisfatória.

Nos homens mais jovens, sem comorbidades, o medo de falhar e de não agradar a(o) parceira(o) é o que leva a falha na maioria das vezes. Após a primeira vez, essa ansiedade pode tornar-se um ciclo vicioso, pois a lembrança do que aconteceu se repete nas tentativas seguintes e o problema se agrava.

A disfunção erétil com causa emocional e psicológica é enfrentada principalmente pelos homens mais jovens. E assim como para as causas físicas também há tratamento medicamentoso juntamente com a psicoterapia.

Psicoterapia como forma de tratamento para problemas sexuais

Tratamento para impotência sexual em homens jovens

O tratamento mais adequado para a impotência sexual em homens jovens será definido através de uma consulta médica especializada. 

Vale lembrar, que a prevenção ainda é o melhor tratamento, ou seja, adotar hábitos saudáveis ao longo da vida diminuirá consideravelmente as chances de ser acometido com disfunções sexuais.

É fundamental destacar que os homens, independente da idade, não devem se automedicar, pois essa atitude, além de ser perigosa, poderá aumentar ainda mais a dificuldade na cama e fazer com que a disfunção erétil seja persistente ao longo da vida.

O tratamento para impotência sexual em homens jovens ocorre da mesma maneira de homens mais velhos. Primeiro é necessário descobrir o que está causando a disfunção. E depois deve-se obter a indicação do tratamento mais adequado para cada caso.

Sendo assim, indicamos iniciar o diagnóstico com a Avaliação de Saúde Online e Gratuita da Uro Telemedicina. Após responder algumas perguntas no questionário, nossa equipe entrará em contato com a indicação do tratamento mais indicado para o seu caso.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *