Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Licopeno: o que é e como pode contribuir para sua saúde

licopeno-tomate
FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

O licopeno é um carotenoide encontrado em alimentos que tem cor avermelhada, como tomate, goiaba e melancia, extremamente importante para a saúde. Algumas pesquisas apontam que o licopeno pode ajudar a prevenir o câncer de próstata, problemas cardiovasculares e a controlar a pressão arterial.

O licopeno é um carotenoide naturalmente vermelho que dá cor ao tomate e a outros frutos e vegetais vermelhos, amarelos e alaranjados. Ele é um dos 600 carotenoides, conhecidos pelos cientistas, encontrados em plantas. O licopeno é tido como o antioxidante mais eficaz entre os carotenoides que possuem betacaroteno.

Pesquisas mostram que sua ação antioxidante é capaz de manter a força, a espessura e a fluidez das membranas das células, que servem para permitir a entrada dos bons nutrientes e remover o lixo celular. Membranas celulares saudáveis são vitais na prevenção de muitas doenças.

Apesar de não ser produzido naturalmente pelo nosso organismo, o licopeno é bastante importante para nossa saúde. De ação antioxidante à contribuir para prevenção do câncer de próstata, saiba como o licopeno pode ajudar na sua saúde.

Licopeno: um aliado para sua saúde

Antioxidante: Por definição, antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas que, por não possuírem um número par de elétrons na última camada eletrônica, são altamente instáveis. Apesar de fundamentais para a saúde, quando em excesso, passam a oxidar células saudáveis, como proteínas, lipídios e DNA. A importância dos antioxidantes está justamente no fato de que eles são capazes de regular a quantidade dos radicais livres no organismo, colaborando para a redução da situação de estresse oxidativo. Devido a isso, antioxidantes são associados à prevenção de câncer e de problemas arteriais.

Prevenção do Câncer:  Estudos mostram que o licopeno ajuda a evitar os danos que os radicais livres causam nas células e no ADN, fatores de risco conhecidos para contribuir no desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Pesquisas em laboratório mostram que o licopeno poderia agir em células cancerígenas impedindo seu crescimento. Em humanos, estudos observacionais mostraram que havia menor incidência de câncer em pessoas com maior nível de licopeno no sangue. No entanto ainda está sendo estudado qual seu real impacto sobre o risco de câncer, apesar de ser um consenso de que contribui para prevenção.

licopeno-milho-de-tomate
Tomate é um dos alimentos com maior fonte de licopeno. Consumi-lo em molhos aumenta a quantidade de licopeno absorvida pelo nosso organismo.

Prevenção de doenças e mais qualidade de vida

Combate ao Câncer de próstata: Segundo artigo publicado pela Endocrine-Related Cancer, especializada na publicação de estudos sobre o câncer no sistema endócrino, tanto estudos feitos em roedores quanto em humanos indicaram que o licopeno pode prevenir ou retardar a progressão do câncer de próstata. Um dos estudos relata que 32 pacientes diagnosticados com câncer de próstata foram suplementados com 30 mg de licopeno diariamente através da ingestão de molho de tomate. Em três semanas de suplementação os pacientes haviam aumentado o índice de morte das células cancerosas em comparação com pacientes não suplementadas. Fonte

Fertilidade: Pesquisas têm associado licopeno com um aumento da contagem de esperma em homens com baixas taxas de fertilidade.

Controla a pressão arterial: O licopeno poderia ajudar a controlar a pressão arterial devido à sua ação antioxidante. Esta ação controla o estresse oxidativo, que por sua vez pode piorar a vasodilatação.

Previne doenças do coração: Há evidências de que dietas ricas em carotenoides, como o licopeno, poderiam prevenir a oxidação e deposição do colesterol LDL (o ruim) nos vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardiovasculares. Contudo, não se sabe se esse efeito seria dos carotenoides ou dos fatores associados a uma dieta rica em vegetais e balanceada.

Principais fontes de Licopeno

  • Tomate
  • Melancia
  • Goiaba vermelha
  • Mamão papaya
  • Goji berry

Como você viu, não faltam motivos para adicionar alimentos ricos em licopeno na sua dieta. Mas lembre-se que tudo deve ser consumido com moderação.

4 comentários em “Licopeno: o que é e como pode contribuir para sua saúde

  • 27/07/2017 em 16:45
    Permalink

    adorei em saber dos beneficios que essa frutas nos faz tão bem frutas que temos em abundancia em nossa região

    Resposta
  • 28/07/2017 em 16:18
    Permalink

    Otimo fiquei muito contente de saber como os efeitos destas frutas podem ajudar na prevenção do cancer da prostata, Vou passar a consumir mais. Eu que ja passei por cirurgia deste mal. Embora ainda muito no inicio não havia constituido o cancer, apenas pequeno inicio. Sou fã de melancia e salada de tomate, de agora em diante vou passar a consumir tambem goiaba vermelha e molho de tomate…

    obrigado

    Resposta
  • 30/10/2017 em 22:57
    Permalink

    Contribuiu e muito, para que eu possa fazer a prevenção, tão importante, para a causa!!!
    Obrigado!!!

    Resposta
  • 30/07/2018 em 21:19
    Permalink

    Adorei este artigo,trouxe muita informação.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *