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Meditação e mindfulness podem melhorar sua vida sexual

meditação e mindfulness

Muito tem se ouvido falar sobre meditação e “mindfulness” (atenção plena). Dos diversos benefícios que essas práticas podem trazer para o nosso dia a dia, para o autoconhecimento, relaxamento, foco e atenção em diversos fatores da nossa vida. Mas você já pensou que elas também podem influenciar positivamente no sexo? Sim, estudos já comprovam: meditação e mindfulness podem melhorar sua vida sexual.

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Entendendo meditação e mindfulness

O significado mais comum para o termo meditação é “voltar-se para o centro”. A meditação é uma prática ancestral que desenvolve habilidades como a concentração, a tranquilidade e o foco no presente.

Meditar é, fundamentalmente, esvaziar a mente, aprender a ficar em silêncio e buscar a sabedoria interior.

Mindfulness é um dos muitos tipos de meditação. É um conjunto de técnicas práticas, possíveis e cientificamente comprovadas que nos ajudam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro nos afetarem, tornando nossa mente mais desperta e saudável.

O objetivo do mindfulness é nos fazer viver uma vida consciente do momento presente, dos seus sentimentos e sensações que estão acontecendo agora.

Quando você está sendo consciente intencionalmente, está percebendo e prestando atenção a pensamentos, sentimentos, comportamentos e movimentos, e também aos efeitos dessas experiências em você, está praticando esse estado de mindfulness.

O mindfulness pode ser praticado a qualquer hora, em qualquer lugar e com qualquer pessoa, basta você estar totalmente engajado no aqui e agora.

Meditação e o mindfulness na vida sexual

meditação e mindfulness

A meditação e mindfulness ganham muito sentido quando aplicados às relações sexuais, pois “estar presente” e totalmente engajado com o momento é requisito indispensável para o prazer e a entrega dos envolvidos. 

O excesso de informação e estímulos rondando nossas cabeças e os transtornos por ansiedade e estresse costumam se revelar no nosso corpo trazendo falta de desejo, dificuldade de atingir o orgasmo, ejaculação precoce, problemas de ereção, ou seja, a falta de consciência e concentração muitas vezes leva a relações insatisfatórias e que não correspondem às expectativas.

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Vários estudos já demonstram que pessoas que praticam meditação e mindfulness, em comparação com quem não faz, têm relações sexuais mais satisfatórias e com um nível de entrega maior. Além disso, apresentam menos problemas de impotência, diminuição do desejo e ejaculação precoce. 

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Inúmeros sexólogos afirmam que além dessas melhoras, essa consciência plena nas relações sexuais gera um maior vínculo amoroso com a parceira ou parceiro, no caso de uma relação sentimental, e um maior nível de intimidade com qualquer pessoa que esteja se relacionando.

Benefícios da prática de meditação e mindfulness para a vida sexual

Aumenta a conexão entre os parceiros (livre de julgamentos)

A meditação e o mindfulness ajudam a melhorar a conexão entre os parceiros, pois o foco nas sensações aumenta, ajudando a pessoa a não se julgar durante o ato sexual. A libido também se torna mais intensa, fazendo com que o casal fique mais excitado na hora do sexo.

É muito comum não nos permitirmos desfrutar de sensações agradáveis​​. Quando meditamos, somos ensinados a simplesmente observar o que sentimos, seja fisicamente ou emocionalmente. E é aqui que uma grande transformação pode ocorrer. Ser capaz de sentir sem julgar pode mudar tudo.

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meditação e mindfulness

Aproveita mais e melhor o momento

O mindfulness e a meditação fazem com que o momento do ato sexual saia do piloto automático, fazendo com que se aproveite melhor cada momento, tornando-o mais prazeroso. Os envolvido prestarão mais atenção nos detalhes do que está sendo vivenciado, deixando a preocupação de atingir o orgasmo de lado.

Todo o ato será extremamente prazeroso, não só o orgasmo. Deixe de lado a “meta” de gozar, isso pode ser difícil no início, mas curtir cada momento fará uma enorme diferença. 

A prática regular da meditação vai ajudar nisso. Você pode aprender a ignorar todas as distrações do seu pensamento e permanecer focado na sua própria respiração, nos toques e carícias que seu corpo está recebendo e fazendo. Você estará 100% presente e envolvido.

Elimina a ansiedade

A ansiedade é um dos principais motivos que impedem a ereção. Nesse momento, a meditação e o mindfulness também podem ser usados para eliminar essa preocupação de não corresponder com as expectativas, fazendo com que tanto o homem quanto a mulher fiquem mais relaxados.

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Adote a meditação e o mindfulness no seu cotidiano, como já mostram os estudos, a resposta na sua vida sexual tende a ser bastante satisfatória.

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