Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Novembro Azul: mês de combate ao Câncer de Próstata

novembro azul

Novembro Azul é uma campanha internacional para conscientização sobre a prevenção do Câncer de Próstata. O movimento surgiu em 2003 e tem como objetivo conscientizar a população, principalmente masculina, sobre a importância de realizar exames para diagnosticar problemas na próstata precocemente. A prevenção salva vidas, compartilhe essa ideia!

>>Clique aqui e baixe grátis o ebook completo sobre Câncer de Próstata<<<

Neste artigo, entenda como a campanha Novembro Azul surgiu, sua importância no Brasil e porque realizar o diagnóstico precoce de câncer de próstata é fundamental para diminuir o risco de morte da doença.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Como surgiu o Novembro Azul?

Este movimento pela conscientização da população masculina sobre a importância de cuidar da saúde e do diagnóstico precoce do câncer de próstata surgiu em 2003 na Austrália e foi chamado de Movember, pois une as palavras “mustaches” (bigodes) e “november”.

O movimento na Austrália envolvia o crescimento de bigodes durante o mês de novembro para aumentar a conscientização sobre problemas de saúde masculina, principalmente câncer de próstata. Conforme os anos passaram, a campanha tornou-se mundial, adotando-se a cor azul como símbolo.

Por que foi escolhido o mês de novembro?

O movimento surgiu neste mês pois 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Além disso, 19 de novembro é o Dia Internacional do Homem. O principal objetivo da  data também é incentivar o cuidado à saúde e a prevenção de doenças.

Novembro Azul no Brasil

No Brasil, os principais responsáveis pela divulgação da campanha Novembro Azul são a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado Pela Vida.

Uma pesquisa da SBU, que entrevistou cinco mil homens em 2013, revelou que 47% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata, 44% jamais se consultaram com o urologista e 51% nunca fizeram exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino) no sangue.

A campanha de conscientização para a importância de se realizar os exames para identificar o câncer de próstata precocemente é fundamental para mudar a cultura da população masculina de pouco contato médico e cuidado com a saúde e, principalmente, para acabar com o preconceito sobre o exame de toque, a principal forma de se identificar alterações na próstata.

Diagnóstico precoce do Câncer de Próstata

No Brasil, a doença é uma das principais causas de mortes entre os homens. Segundo dados do Ministério da Saúde, 14.484 homens morreram devido ao câncer de próstata em 2015 no Brasil.  A melhor forma de se evitar o alto índice de mortalidade é realizando o diagnóstico precoce.

O Câncer de Próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o segundo que mais atinge os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele. Estima-se que 1 a cada 6 homens brasileiros terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá devido a esta doença, de acordo com dados de 2014 do Instituto Lado a Lado pela Vida.

O diagnóstico e tratamento precoce do Câncer de Próstata é a melhor forma para se obter a cura. De acordo com especialistas, até 90% dos casos de câncer têm chance de cura se identificados no início. Contudo, segundo a SBU, 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.

Junte-se à causa do Novembro Azul!

Sabe qual é a melhor forma de você homem apoiar a campanha do Novembro Azul? Procure seu médico e, se tiver mais de 50 anos, comece a realizar os exames de rotina para avaliar a saúde de sua próstata.

Neste artigo aqui você pode ver quais são os exames realizados. Além disso, também as informações sobre: sintomas; dicas de prevenção; e fatores de risco do câncer de próstata.

Essas informações foram úteis para você? Então deixe seu comentário!

Quer saber tudo sobre Câncer de Próstata? CLIQUE AQUI e baixe o ebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *