Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9921-0219

Por que a ansiedade é inimiga do seu desempenho sexual?

ansiedade

É comprovado que a ansiedade é inimiga do desempenho sexual masculino. Esse distúrbio que causa nervosismo, medo e preocupação pode também levar a casos de impotência sexual (disfunção erétil) e ejaculação precoce. Mas você sabe por quê?

A constante preocupação com a aparência ou habilidade na cama pode fazer a relação sexual ficar estressante. Assim como também outros fatores fora da relação do casal, como ansiedade e estresse com o trabalho e a vida financeira, podem ter um impacto direto no desempenho do homem.

Sexo é mais do que uma resposta física, a excitação está diretamente ligada às emoções. Siga lendo este artigo e entenda como a ansiedade age no organismo e como isso afeta sua performance na cama.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO MÉDICA GRATUITA

Disfunção erétil

A ansiedade é uma das principais causas da disfunção erétil e atinge muitos homens, diminuindo bruscamente sua qualidade de vida. Além das preocupações diárias do dia a dia que podem levar a crises de ansiedade, a preocupação com o desempenho sexual pode acentuar ainda mais esse distúrbio, criando um ciclo vicioso.

Fatores psicológicos como estresse, depressão e ansiedade são responsáveis por cerca de 10 a 20% dos casos de disfunção erétil. Popularmente conhecida como impotência sexual, é diagnosticada quando o homem tem, frequentemente, alguma dificuldade para ter ereção ou para manter o pênis endurecido que permita a penetração e uma relação sexual satisfatória.

Muitas vezes o problema de disfunção ocasionado por ansiedade pode agravar-se ao longo do tempo, levando o homem a evitar relações sexuais ou desenvolver sentimentos negativos em relação ao seu par e ao sexo.

Você pode se interessar por: Impotência sexual: descubra quais são as causas psicológicas e como tratar

Ejaculação precoce

A ejaculação precoce ocorre quando o homem tem o orgasmo mais cedo do que o esperado durante a relação sexual. O problema também se caracteriza pelo homem precisar de pouco estímulo sexual para chegar ao clímax. Pode ocorrer até mesmo antes da penetração, sem que o homem tenha o controle destes acontecimentos.

A ansiedade é uma das principais razões para a ejaculação precoce. Estima-se que cerca de 30% da população masculina sofre com esta disfunção. 

Um grande problema da ejaculação precoce é que quanto mais frequente for a rápida manifestação do orgasmo masculino, mais ansiosos os homens ficam, mais adrenalina produzem e mais rápido ejaculam. Em alguns casos, a ansiedade é tanta que quem sofre de ejaculação precoce pode acabar desenvolvendo algum tipo de disfunção erétil.

Quer saber mais sobre o assunto? Então leia também: 

Como tratar disfunção erétil psicológica

 

Assista ao vídeo da Dra. Alessandra Jungblut, e veja como lidar com a ansiedade e a ejaculação precoce

 

Por que a ansiedade causa problemas de desempenho?

Um dos efeitos físicos da ansiedade é o fechamento dos canais que levam o sangue ao pênis para manter a ereção. Causando a impotência ou dificultando a capacidade de manter o pênis ereto. 

A principal razão para a ansiedade causar problemas de desempenho está no fato dela aumentar a liberação de adrenalina. Situações de muita aflição, preocupação, medo, nervosismo e tensão fazem o organismo aumentar a fabricação de certas substâncias, entre elas a adrenalina.

Os homens se preocupam muito com o desempenho sexual e o medo de falhar está sempre presente. Isso leva a severas crises de ansiedade antes da relação, aumentando as chances de apresentar impotência ou ejaculação precoce

Torna-se um ciclo e, quando o homem não consegue voltar a ter calma, pode precisar de ajuda médica e de um tratamento que seja eficaz para voltar a ter seu desempenho sexual.

Dicas para amenizar a ansiedade antes do sexo

Converse com seu par

Conversar pode ajudar a aliviar algumas das suas preocupações. Há muitas maneiras de ser íntimo sem ter sexo. Fale algo sensual ou tomem um banho quente juntos antes de começar. Invistam nos carinhos, nas fantasias e relaxem.

Respire fundo

Respire fundo várias vezes antes da relação sexual para ajudar a diminuir a tensão. Tente ficar tranquilo e calmo. A dica é não fazer uma autocobrança grande em relação ao seu desempenho, mas curtir e aproveitar o momento.  

Não se cobre tanto

Pense no momento, curta o momento, não foque o pensamento no seu desempenho sexual. Deixe as preocupações cotidianos fora do quarto. Não exija demais de você mesmo e seja paciente.

Leia também: Ansiedade e ejaculação precoce: entenda de uma vez por todas qual a relação

Não consigo resolver meu problema sozinho, preciso de ajuda! 

Você já tentou aplicar essas dicas, mas mesmo assim seu desempenho sexual não está satisfatório? Então, talvez seja a hora de procurar ajuda médica e voltar a ter prazer durante o sexo. 

Primeiro você precisa descobrir se seu problema é psicológico, por ansiedade, ou se é alguma causa orgânica. Para isso, faça uma avaliação gratuita da Uroclinic agora e descubra o tratamento ideal para o seu caso. 

Clique no botão abaixo e faça agora!

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO MÉDICA GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *