Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Próstata: tudo o que você precisa saber

prostata
FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

A próstata é uma glândula pertencente ao sistema reprodutor masculino e está localizada próxima à bexiga. Ela é extremamente importante para o organismo masculino. É responsável por produzir e armazenar um dos líquidos que compõem o sêmen, o  líquido prostático, responsável por 30% do esperma. Seus músculos também agem para expeli-lo. Além disso, ajuda a prolongar a vida dos espermatozoides.

A próstata, como toda glândula no organismo do ser humano, sofre influência dos hormônios. O seu crescimento está ligado ao hormônio sexual masculino, a testosterona. Seu tamanho aproximado é o mesmo de uma ameixa e pesa cerca de 20 gramas em um homem adulto. Como explicado, sua principal função é a produção de substâncias que compõem o líquido seminal.

Principalmente com o passar dos anos, há maiores probabilidades dos homens sofrerem de problemas com a próstata. Os três principais são: prostatite (caracterizada por infecção na glândula),  hiperplasia benigna da próstata (crescimento que não se configura como tumor) e o câncer de próstata.

Estima-se que cerca de 50% dos homens com 50 anos ou mais têm problemas de próstata. Este número aumenta conforme a idade avança. sendo que aos 80 anos, considera-se que até 90% dos homens apresentam algum tipo de problema.

Apesar de muitas vezes doenças relacionadas à próstata não serem sintomáticas no começo (por isso a importância de ir ao médico regularmente), é fundamental ficar atento aos sintomas que indicam que há problemas. Vale ressaltar que, apesar de serem mais comuns em homens com mais de 50 anos, doenças na próstata podem ocorrer em qualquer idade.

Quais sintomas podem indicar problemas na próstata?

prostata

Os principais sintomas que indicam que há problemas na próstata são relacionados ao ato de urinar. Isso ocorre porque a próstata está muito próxima da bexiga e também da uretra. Qualquer complicação na próstata acaba afetando o sistema urinário masculino.

Os principais sintomas são:

  • Jato urinário cada vez mais fraco;
  • Dificuldade ou demora para começar a urinar;
  • Necessidade frequente de urinar;
  • Acordar muitas vezes durante a noite para urinar;
  • Interrupção involuntária do jato urinário;
  • Presença de sangue na urina;
  • Dor ou sensação de queimação enquanto urina;
  • Urgência (não conseguir “segurar” a bexiga);
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Cuidados

Ao menor sinal de algum dos sintomas mencionados acima, o melhor a fazer é procurar um médico urologista, independente da idade. A urologia é a especialidade médica responsável por tratar do sistema urinário masculino e feminino, além do sistema reprodutor do homem. Ou seja, é o especialista ideal para o homem procurar ao sentir os sintomas relacionados à problemas na próstata.

O médico fará alguns exames e requisitará outros para um diagnóstico correto. Se você passou dos 40 anos, não espere os sintomas aparecerem para ir ao médico. Além de fazer regularmente check-ups completos, incluindo consultas ao urologista ao menos uma vez por ano. Se pessoas na família têm ou tiveram problemas de próstata, a atenção deve ser redobrada.

Que tipos de exames são realizados para identificar problemas na próstata?

  • PSA (Antígeno Prostático Específico): é um exame de sangue que contabiliza a quantidade de uma proteína específica da próstata. Resultados com valores elevados significam que ela está maior que o normal, podendo ser hiperplasia benigna da próstata ou câncer. Atualmente também tem se valorizado o valor do PSA para predizer a chance de câncer de próstata no futuro do paciente.
  • Biópsia: exame onde é retirado um pequeno pedaço da próstata para ser avaliado em laboratório, identificando se há alterações nas células que caracterizam o câncer.
  • Exame de urina: utilizado para detectar a presença de bactérias na urina e diagnosticar casos de prostatite.
  • Toque retal: é o toque da próstata através do ânus do paciente, sendo realizado para avaliar o tamanho e a dureza da próstata.

Esses exames devem ser feitos em qualquer idade na presença de sintomas de alterações na próstata e de acordo com as orientações do urologista. Contudo, é importante realizar o exame de toque 1 vez por ano após os 50 anos de idade ou após os 45 em casos de histórico familiar de câncer de próstata.

Problemas na próstata podem ter relação com disfunções sexuais?

Homens que tiveram ou têm algum problema na próstata também têm mais chances de desenvolverem disfunção erétil, de acordo com estudos científicos. Se esse é seu caso, realize nossa Avaliação Médica Gratuita Online para verificar se sofre de impotência sexual e receber o diagnóstico do tratamento mais adequado.

Na próxima semana confira no nosso site um artigo sobre os problemas de saúde mais comuns relacionados à próstata e mais dicas sobre prevenção.

INICIAR AVALIAÇÃO MÉDICA GRATUITA

Loading

Dúvidas sobre saúde sexual

Você tem alguma outra dúvida que gostaria que eu respondesse? Deixe no comentário sua pergunta.

2 comentários em “Próstata: tudo o que você precisa saber

  • 24/08/2017 em 17:40
    Permalink

    Olá boa tarde na minha família graças a Deus não temos pobrema como a próstata no meu caso eu já desde adolescente eu já tenho pobrema ejaculação precoce. Mais eu quero ser um homem que dura mais a minha relação com a minha parceira . pois quando eu vou fazer a penetração já vem a voltade de gozar.quero uma solução para mim como fazer?

    Resposta
  • 29/08/2017 em 22:39
    Permalink

    Eu estou com um problema quando eu urico e depois guardo o pênis dali uns dez segundo o pênis da uma golfada de urina

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *