Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Conheça 4 pilares para medir a qualidade de vida do homem

qualidade de vida do homem

A qualidade de vida do homem é, sem dúvidas, um dos ideais mais buscados ao longo da jornada individual.

Mas como medir algo que, de certo modo, pode ser considerado subjetivo?

Afinal, o termo “qualidade”, por definição, trata-se de características ou propriedades que indicam as particularidades e atributos de algo ou alguém.

Então, o que é positivo, importante ou essencial para uma pessoa pode ser exatamente o oposto para outra.

Mas quando falamos de qualidade de vida do homem a conta fica mais fácil de fechar, né?

E para auxiliar nesse entendimento, selecionamos 4 pilares para aplicar alguns conceitos “universais” do que pode ser chamado de “qualidade de vida”.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Qualidade de vida do homem e a vida pessoal

Uma das maneiras de avaliar a qualidade de vida do homem é identificar como anda a sua vida pessoal.

Dentro deste pilar, pode-se considerar questões como o equilíbrio emocional, psicológico, espiritual e, inclusive, a vida profissional.

Especificamente no último item, é possível afirmar que ter uma profissão que te faça sentir útil, que lhe proporcione retorno financeiro suficiente para honrar com as suas despesas e, quem sabe, realizar alguns sonhos é uma métrica super válida.

Mas se por alguma razão você estiver vivendo aquele impasse profissional sobre qual carreira seguir, permanecer ou mudar de emprego, e até optar por dar espaço a alguma aptidão escondidinha… fique tranquilo, esse processo é muito comum e importante.

Encontrar o seu lugar de satisfação é fundamental para atingir o tal equilíbrio em amplos aspectos e isso, certamente, determina a sua visão de qualidade de vida.

Leia também: Você sabe como o seu psicológico afeta a vida sexual?

Desenvolvimento pessoal

No que diz respeito ao desenvolvimento pessoal, o autoconhecimento é um caminho poderoso para a qualidade de vida do homem.

É a partir desse exercício contínuo que o ser humano amplia seu ponto de vista, busca por novos conhecimentos, traça objetivos e encontra motivações.

Atrelar a ideia de desenvolvimento pessoal à qualidade de vida do homem envolve a conscientização dos processos necessários para ir em busca do que se entende pela “vida ideal”.

Porém, é necessário ter muito cuidado para que essa busca não se torne um gatilho de insatisfações, causando o efeito contrário.

Uma jornada de desenvolvimento inclui desafios, mudanças de rotas e até a compreensão de novos objetivos que ganhem mais sentido durante a trajetória.

Por isso, a qualidade de vida do homem enquanto ocorre o desenvolvimento pessoal é um caminho instável, mas recompensador para quem está disposto a buscar a sua melhor versão.

Esse post pode te interessar: Meditação e mindfulness podem melhorar sua vida sexual

Desenvolvimento social na qualidade de vida do homem

A vida social é um daqueles fatores essenciais para a qualidade de vida do homem.

Desde o nascimento e por todo o seu desenvolvimento pessoal, a vida em sociedade é uma tarefa necessária para auxiliar na formatação da visão de vida e do mundo de qualquer pessoa.

A relação com os amigos e familiares, a identificação com as suas preferências, a escolha do lazer e da diversão favoritas derivam do meio em que estamos inseridos.

Saiba mais: 5 segredos de como ter relacionamentos saudáveis

Portanto, vivenciar ambientes que estimulam habilidades essenciais para o desenvolvimento de uma personalidade com potencial faz toda a diferença para o que mais adiante será entendido como “qualidade de vida”.

Nesse sentido, cada indivíduo carrega consigo alguma responsabilidade para contribuir com uma sociedade mais acolhedora e inspiradora para as novas gerações.

Desse modo, é possível colaborar – mesmo que indiretamente – para a percepção de qualidade de vida de outras pessoas que compartilham da vida social conosco ou com quem se tem a oportunidade de inspirar ao longo das jornadas pessoais.

A partir daí, é importante vivenciar a reflexão sobre o desenvolvimento social, seja no pessoal ou no coletivo.

É claro que, no cenário em que o Brasil se encaixa, é inevitável considerar questões como a desigualdade social – fator que distancia de grande parcela da sociedade o conceito de “qualidade de vida”.

Entretanto, essa realidade pode servir como um incentivo para que cada vez mais pessoas reconheçam a importância da sua contribuição para a qualidade de vida do homem, da mulher, da criança, dos idosos – de dentro e de fora do seu convívio.

É aquela conhecida história: “diga-me com quem andas e te direi quem és”.

Mas e você, tem sido uma boa influência para o seu próprio desenvolvimento pessoal e para o que você e outras pessoas compreendem como “qualidade de vida”?

Veja também: Você conhece a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem?

Saúde física e emocional

Não menos importante (pelo contrário), questões como a saúde física e emocional têm ganhado cada vez mais atenção no estilo de vida moderno.

A qualidade de vida do homem tem entrado em recorrentes conflitos quando se observam as taxas de problemas psicológicos enfrentados por pessoas de todas as idades.

Tendo isso como um ponto de atenção, a busca pela qualidade de vida do homem se torna um ideal ainda mais valorizado.

Por isso, é essencial reforçar a importância de hábitos que contribuem para essa conquista do bem-estar.

Quer medir a qualidade de vida do homem no que se refere à saúde física e mental?

Veja quantos itens da listinha abaixo você já realiza e quais práticas ainda merecem a sua atenção para atingir o seu nível desejado de qualidade de vida:

E aí, se cada um desses tópicos representasse 1 ponto, de 0 a 10 qual é a sua avaliação de “qualidade de vida do homem”?

Vale reforçar que o conceito de bem-estar e qualidade de vida, embora englobe ideias universais, é muito pessoal.

Cada indivíduo é responsável por entender o que é determinante para fazê-lo sentir feliz e realizado. Cada um é responsável por buscar atingir esses objetivos…

Mas quando falamos em qualidade de vida do homem relacionado à saúde, não existem meios termos.

Para ter um corpo físico e uma mente saudáveis e preparados para percorrer qualquer jornada de autoconhecimento; de desenvolvimento pessoal; de desenvolvimento social ou de aprimoramento emocional e psicológico, é essencial estar com a saúde em dia.

Por isso, faça sua Avaliação de Saúde e seja feliz na sua busca por qualidade de vida!

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *