Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

5 lições do dia a dia sobre saúde sexual masculina

cuidados saude masculina

Você já parou para pensar o quanto a sua saúde sexual influencia no seu dia a dia? Ela vai muito além do sexo ou de possíveis problemas de ereção. A saúde sexual masculina influencia a saúde geral do seu corpo, seu bem-estar e até mesmo a sua autoestima. Por isso elencamos aqui as lições que podemos tirar de nosso dia a dia sobre uma melhor qualidade de vida e para promover a saúde sexual masculina.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), “a saúde sexual é um estado de completo bem-estar físico, emocional, mental associado à sexualidade e não só à ausência de doença ou enfermidade”.

Com essa definição em mente, reunimos aqui quais são as principais lições sobre saúde sexual masculina que você pode aprender no seu dia a dia. Mas antes vamos ver porque ir ao médico é tão importante.

Saúde sexual masculina: como evitar doenças

O primeiro passo para evitar doenças e promover a saúde sexual masculina adequada, é eliminar de uma vez por todas o tabu de ir ao médico.

Muitos homens se recusam a ir ao consultório. E outros só vão quando há algo grave ocorrendo. Criando um verdadeiro tabu quanto à consulta médica.

É isso que aponta a pesquisa do Centro de Referência em Saúde do Homem realizada em 2018. Segundo ela, mais de 50% dos homens procuram tratamento apenas quando algum sintoma atrapalha muito a rotina. Ou então quando estão com doenças em estágio avançado. Até mesmo quando há necessidade de intervenções cirúrgicas.

O primeiro passo para evitar doenças e cuidar da saúde sexual masculina adequadamente, é o homem superar esse tabu e ir ao médico de forma preventiva.

5 lições de cuidados com a saúde sexual masculina

Há muitas atitudes na rotina diária que podem fazer a diferença para a saúde sexual masculina. Contudo, muitos homens a desconhecem e por isso não dão a devida atenção para esses hábitos.

Primeiramente, entenda que hábitos insalubres, como má alimentação e sedentarismo, influenciam negativamente na saúde sexual masculina. Por isso essas são algumas das lições de seu dia a dia para melhorar o cuidado com a sua saúde.

Confira agora quais são esses hábitos do dia a dia que servirão para a promoção do seu bem-estar e qualidade de vida.

#Lição 1: Torne alguma atividade física um hábito diário

O sedentarismo está entre os grandes vilões da saúde sexual masculina. E muitas outras graves doenças estão vinculadas com ele. Tais como: obesidade, hipertensão arterial e problemas cardiorrespiratórios. Além da própria disfunção erétil, como você pode entender melhor neste artigo.

Por isso que uma das principais lições para sua saúde é tornar alguma atividade física de sua escolha um hábito diário. Logo no início você pode até achar difícil encontrar tempo para fazer algum exercício físico.

Mas com um pouco mais de organização no seu dia, você conseguirá encaixar nem que seja 30 minutos para fazer alguma atividade. Pode ser uma caminhada ao ar livre, começar na academia ou praticar algum esporte.

Na verdade, opções é que não faltam. Tudo depende de suas preferências e também do seu próprio condicionamento físico. Sendo assim, não exagere logo de cara e de preferência tenha a recomendação de um profissional do que é mais adequado para sua idade e tipo físico.

Mas se quiser uma dica, apostar em caminhadas é, na maioria das vezes, uma das opções mais simples de tornar um hábito diário e também pode ser realizada em todas idades.

Leia também: Atividades físicas traz diversos benefícios para vida sexual masculina 

#Lição 2: Mantenha-se mais tranquilo e fuja do estresse

Você sabia que quando o estresse torna-se frequente e não abandona seus dias, ele pode trazer uma série de doenças?

É isso mesmo. O estresse é muito prejudicial, inclusive para a saúde sexual masculina. Por isso, se você se sente o tempo todo sob muita pressão e estressado, preste atenção no que está causando isso.

Se possível, elimine os fatores de estresse agudo da sua vida. Ou então, se for no seu emprego, por exemplo, converse com outros colegas e juntos analisem o que pode ser feito para aliviar essa situação.

Outras práticas também são indicadas para aliviar o estresse. Tais como: meditação atividades físicas prazerosas para você ou então até mesmo tirar alguns minutos do dia para se concentrar apenas na própria respiração e buscar por uma tranquilidade que o ajude a enfrentar o resto do dia.

#Lição 3: Faça refeições completas e mais saudáveis

Você é daqueles que costuma pular as refeições principais por conta da correria do dia a dia?

Então aí vai um conselho: não faça mais isso! Pular as refeições principais, principalmente café-da-manhã e almoço, trocando por lanches rápidos, faz com que a sua alimentação seja ainda mais desregulada.

Além disso, também com que você faça escolhas menos saudáveis. Por isso, reserve um tempo do seu dia para fazer suas refeições principais de forma tranquila, e nelas opte por pratos mais coloridos (adicionando verduras e legumes). Também procure ficar longe de alimentos ricos em açúcar e de frituras.

Muitos homens não sabem, mas a má alimentação é também uma vilã da saúde sexual masculina. Então não marque bobeira e procure fazer escolhas mais saudáveis em sua alimentação diária. Os benefícios serão para toda a vida.

#Lição 4: Deixe de fumar e/ou diminua a quantidade de bebidas alcoólicas

Você provavelmente já ouviu falar, mas não custa reafirmar que o cigarro faz mal para a saúde, inclusive para a saúde sexual dos homens. Fumantes têm um risco bem maior de sofrerem de disfunções sexuais, como é o caso da disfunção erétil. Para saber porque essa relação ocorre, confira neste artigo do blog.

Além do cigarro, também as bebidas alcoólicas, quando ingeridas em excesso por um tempo, são prejudiciais para a saúde sexual masculina. Por isso, evite-as ou consuma pequenas quantidades em poucas vezes.

#Lição 5: Preste atenção nos sinais do seu corpo e faça check-up

Você deve prestar mais atenção no próprio corpo e nos sinais que seu organismo manda. Eles podem indicar de que algo não está bem com a sua saúde.

Se você já usou a frase “Isso nunca aconteceu comigo antes!” ou então outra clássica “Foi porque eu bebi muito”, mais de uma vez, pode encarar como um sinal de que algo não está 100%. Por isso, fique atento e já procure a ajuda certa.

Afinal, esse pode ser um indício de disfunção erétil (impotência sexual). Para entender melhor, leia: Como identificar se tenho disfunção erétil?

Vale ressaltar também a importância de se realizar exames médicos com certa periodicidade. Os check-ups são feitos justamente para que identifique possíveis doenças no começo para que dessa forma não se intensifiquem e prejudiquem mais a sua saúde.

Conseguiu entender quais são as principais lições do dia a dia para se ter mais cuidados com a saúde sexual masculina? Então deixe seu comentário aqui.

Aproveite também para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todos conteúdos importantes para melhorar sua saúde e qualidade de vida.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *