Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Os 7 sinais de baixa testosterona que você precisa conhecer

sinais da baixa testosterona URO

A testosterona é um dos principais hormônios masculinos e manter seu nível equilibrado é fundamental para manter a saúde e qualidade de vida do homem. Por isso que você precisa conhecer estes 7 sinais de baixa testosterona e aprender de uma vez por todas como identificar se seu organismo precisa aumentar o nível do hormônio. Vamos conferir!

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Qual o nível “normal” de testosterona?

Os valores normais da testosterona total na corrente sanguínea para o homem adulto variam de 241 a 827 ng/dL. Na adolescência, esse número tende a ser maior e no idoso menor. Contudo nem todos apresentam redução quando envelhecem.

Leia também:  Por que a testosterona diminui com a idade?

Além disso, vale ressaltar que esse número é uma média do nível equilibrado de testosterona. Mas cada homem pode apresentar diferenças nesses números sem necessariamente se caracterizar como algo prejudicial para a saúde.

Por isso é importante sempre um médico avaliar seus exames e dar o parecer de acordo com suas particularidades: biotipo, idade e outros fatores que influenciam.

Agora, como o exame para medir a dosagem de testosterona no sangue nem sempre é algo comum de ser realizado pelos homens, para verificar como está o nível de hormônio é possível analisar se há sinais de baixa testosterona no seu organismo. E, se for o caso, procurar por um médico.

Sinais da baixa testosterona

Há alguns sintomas que seu corpo emite que podem ajudá-lo a identificar a redução do nível de testosterona. Confira agora quais são os principais sinais da baixa testosterona:

1. Diminuição da libido

A diminuição da libido, ou seja, do desejo sexual, será um dos principais sinais da baixa testosterona. O interesse sexual, apesar de sofrer adaptações conforme os anos passam, costuma se manter presente na vida do homem mesmo com o decorrer dos anos.

Contudo, se há uma queda brusca na produção da testosterona, independente da sua idade, a sua libido será afetada. Sendo assim o homem tem uma redução em seu interesse sexual e no desejo por ter relações íntimas.

Leia também: Como aumentar tesão: dicas eficazes e naturais para aumentar o apetite sexual

2. Cansaço excessivo

Outra característica marcante da baixa testosterona é o cansaço excessivo. Isso ocorre porque a testosterona é um importante hormônio para manter o organismo do homem equilibrado e com disposição para realizar as tarefas do dia a dia.

E se há uma queda drástica de testosterona isso afetará na disposição e aumentará seu cansaço mesmo com as atividades mais simples.

Se você está notando esse que é um dos sinais da baixa autoestima em conjunto com outros sintomas, é recomendado procurar um médico e investigar a sua situação.

3 Problemas de concentração e pouca memória

A baixa testosterona afeta de maneira geral todo organismo e inclusive nas respostas psicológicas que o homem dá a determinadas situações. Isso porque o hormônio masculino age também no sistema nervoso, incluindo áreas responsáveis pela cognição e concentração.

Dessa forma, a sua redução influencia a concentração do homem e cria complicações na capacidade de assimilar conceitos. Além disso, ela também pode prejudicar a memória como uma consequência direta da dificuldade em se concentrar.

4. Alterações de humor frequentes

Como está ligada ao sistema nervoso masculino, a queda na produção de testosterona também pode mexer com os humores do homem. É muito associado, em casos mais sérios, sintomas de depressão devido à baixa testosterona.

Isso ocorre porque a testosterona está totalmente relacionada com a qualidade de vida do homem. E sua redução pode trazer sinais de tristeza e mudanças repentinas de humor.

5. Dificuldades em ‘construir’ músculos

Além de fundamental para a libido masculina, uma das funções primordiais da testosterona é contribuir para a criação de massa muscular nos homens e também de sua estrutura óssea.

Dessa forma, um dos principais sinais da baixa testosterona é a dificuldade no ganho muscular. Além disso, essa redução no nível do hormônio também pode causar perda de massa muscular no homem.

6. Acúmulo de gordura corporal

Como consequência direta da diminuição da massa muscular, a baixa testosterona faz com que o organismo do homem tenha maior acúmulo de gordura corporal.

Isso ocorre principalmente na região do abdômen, onde há a maior perda de músculos.A razão para isso é que a massa muscular irá se transformar em gordura. E isso se dá principalmente na cintura, conforme explicam especialistas.

7. Sono fica mais leve e menos restaurador

Ter problemas para dormir é outro dos sinais da baixa testosterona. A deficiência na produção do hormônio pode deixar o sono menos restaurador. Ou seja, o homem não se sentirá tão descansado após ter dormido.

Além disso, há alguns casos também em que a baixa testosterona causa agitações durante as horas de sono e em outros até casos de insônia. Conforme explicamos no início do artigo, todas essas reações podem ser diferentes dependendo da resposta de cada organismo.

Mas se o homem identificar mais de um desses sinais da baixa testosterona, mesmo se for um pouco diferente dos exemplos citados, é interessante procurar um médico.  

Conclusão: como saber se tenho baixa testosterona?

Ao identificar alguns desses sintomas o ideal é que você realize um exame específico para medir sua testosterona. É fundamental não tomar suplementos por conta própria, pois isso pode apenas desorganizar ainda mais a sua produção natural de hormônios.

Os chamados exames de dosagem de testosterona são a melhor forma de ter certeza que a produção do hormônio no homem está abaixo da média. E, quando consultar o médico, o descobrirá quais são as indicações para melhorar os níveis de testosterona.

Você gostou de conhecer todos esses sinais da baixa testosterona? Então deixe seu comentário. Aproveite e nos conte se você já sentiu algum desses sintomas.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

4 comentários em “Os 7 sinais de baixa testosterona que você precisa conhecer

  • 08/05/2019 em 12:14
    Permalink

    Gostei muito das informações passadas e com certeza me enquadro em quase todos os sintomas., Estarei procurando um médico o mais rápido possível.

    Resposta
    • 09/05/2019 em 13:05
      Permalink

      Olá Sr. André,

      Obrigado pelo seu comentário, com certeza procurar um médico e relatar esses sintomas é bastante importante para a saúde do homem.
      Até mais!

      Resposta
  • 25/05/2019 em 06:55
    Permalink

    Eu sinto todos esses sintomas…..Faço reposiçâo hormonal, mas a mesma, não chega a próxima dose com os níveis satisfatório, preciso de um bom médico para reverter essa minha situação!

    Resposta
    • 29/05/2019 em 12:06
      Permalink

      Olá, Enesio
      Nesse caso é importante sempre avaliar com o seu médico e investigar porque isso está ocorrendo.
      Além do mais, o senhor pode seguir algumas dicas como se exercitar e adotar uma alimentação mais saudável.
      Confira as dicas em nosso blog: http://bit.ly/2oxYOX5

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *