Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Psicoterapia como forma de tratamento para problemas sexuais

psicoterapia sexual

Alterações psicológicas estão entre as principais causas de problemas sexuais, especialmente entre os mais jovens. O alto índice de estresse e o constante aumento nos casos de ansiedade e depressão, por exemplo, são alguns dos motivos que podem desencadear disfunções sexuais. Neste post, vamos compreender melhor como problemas emocionais podem atrapalhar a vida sexual e entender como a psicoterapia individual e em casal pode ajudar no tratamento. Acompanhe!

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

O papel da psicoterapia masculina no tratamento de problemas sexuais

Basicamente, quando o homem tem problemas sexuais, a abordagem pode ser feita em duas frentes: com o médico e com o psicoterapeuta. São esses os especialistas indicados para identificar e buscar os tratamentos para os problemas sexuais de disfunção, em que ocorre uma perturbação na capacidade de sentir prazer ou responder ao estímulo sexual.

Esses problemas podem ser de ordem psicológica ou física. Dentre os problemas mais comuns, os homens podem sofrer, entre outras coisas, com disfunção erétil e ejaculação precoce.

Leia mais: Disfunção erétil psicológica: principais causas e melhor tratamento

Ao procurar ajuda, a abordagem do profissional de saúde sempre será no caminho de entender o problema e quando ele começou. Só assim será possível avaliar a gravidade e planejar o tratamento mais adequado.

No caso das disfunções sexuais masculinas, sabe-se que, na maior parte dos quadros, ela se dá por uma combinação de fatores físicos e psicológicos. Isso significa que o urologista sempre recomendará que o paciente se submeta também a uma avaliação psicológica, a fim de identificar as causas.

O psicoterapeuta sexual não trata das disfunções que tenham origem em problemas físicos. Porém, baseando-se na premissa de que uma vida sexualmente satisfatória passa pelo equilíbrio entre fatores emocionais e orgânicos, cabe ao profissional avaliar e dar o encaminhamento correto ao paciente.

Dentre os objetivos da psicoterapia sexual masculina, podemos destacar:

  • Entender o contexto em que o paciente faz sexo;
  • Reduzir a ansiedade em relação ao desempenho durante o ato sexual;
  • Promover a educação emocional do paciente;
  • Compreender a rotina do paciente e identificar problemas que possam estar afetando sua vida sexual.

Psicoterapia sexual para casais

Muitas vezes, não existem problemas físicos, e o problema durante a relação sexual acontece por causas psicológicas, tanto individuais quanto relacionadas ao casal e à vida íntima que levam juntos.

Nesse sentido, é importante apontar que, embora as disfunções sexuais atinjam apenas o indivíduo em questão, é inevitável que haja consequências na vida sexual do seu parceiro. Assim, quando em um relacionamento estável, o indicado é que o casal participe do tratamento conjuntamente.

Quando nos referimos aos fatores individuais, as causas psicológicas e emocionais mais comuns para disfunções sexuais são:

  • Dificuldade em receber e demonstrar afeto;
  • Ansiedade em relação ao desempenho sexual;
  • Medo do fracasso;
  • Preocupação com o envelhecimento;
  • Baixa autoestima.

Já em relação ao casal, os fatores mais frequentes são:

  • Impasses no relacionamento;
  • Disputas de poder;
  • Desconfiança;
  • Falta de intimidade;
  • Falha na comunicação e desencontro em relação às expectativas sexuais.

Benefícios do tratamento

A psicoterapia de casal se mostra extremamente benéfica, pois, ao abordar os dois pacientes em conjunto, evidencia problemas que, nas terapias individuais, podem acabar sendo suprimidos por uma das partes.

Desse modo, o psicoterapeuta consegue identificar com mais facilidade dinâmicas e práticas do casal que possam acabar sendo danosas ao relacionamento e, a partir daí, propor mudanças para tratar esses pontos e construir uma relação mais equilibrada, que leva a uma vida sexual mais feliz e satisfatória.

Interessado no assunto? Então leia também: Como tratar disfunção erétil psicológica

Em muitos casos, para mitigar o sofrimento do(s) paciente(s), a psicoterapia pode indicar, temporariamente, tratamentos medicamentosos, visando melhorar a experiência íntima do casal, enquanto trabalha para identificar os fatores que comprometem sua vida sexual.

Em suma, o objetivo da psicoterapia sexual é facilitar o tratamento do problema que aflige o casal e prepará-lo para lidar por conta própria com outras aflições que possam aparecer no futuro.

Agora que você sabe mais sobre a psicoterapia masculina e de casal como forma de tratamento para problemas sexuais, não espere mais! Realize nossa Avaliação de Saúde Gratuita Online e veja se está apto para fazer algum de nossos tratamentos!

Quer seguir se informando? Então visite o blog da UroClinic Telemedicina e confira outros artigos exclusivos!

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *