Entre em contato pelo 0800 591 9059 ou pelo whatsapp (48) 9 9614-7530

Disfunção erétil psicológica: principais causas e melhor tratamento

disfunção erétil psicológica

A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, caracteriza-se pela dificuldade frequente do homem em obter ou manter a ereção. É importante ressaltar que falhas ocasionais não caracterizam a doença, que pode ser orgânica, causada por problemas biológicos ou emocional, quando a mente interfere no comportamento, ocasionando a disfunção erétil psicológica.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Como o psicológico e emocional influenciam a ereção

Para que o homem tenha um desempenho satisfatório, muitos fatores estão envolvidos. Desde questões emocionais e psicológicas, até físicos ou orgânicos. Esses fatores são responsáveis pela ereção que permite a penetração e a satisfação sexual.

No sexo, além do corpo, a mente está totalmente envolvida. Por isso sabe-se que o psicológico e o emocional influenciam tanto na ereção masculina.  Um dia muito estressante ou com alto grau de ansiedade pode prejudicar a relação sexual. Se for algo eventual, não precisa se preocupar, afinal, pode acontecer com qualquer homem. Mas se isso está acontecendo corriqueiramente, precisa ficar atento.

O que você já deveria saber sobre impotência sexual

“Foi a primeira vez que aconteceu comigo”. Quantas vezes você já disse essa frase?

Muitas? Então talvez seja a hora de procurar ajuda especializada. Isso porque nem sempre é algo somente momentâneo, que vai passar com o tempo, ou nos dias mais tranquilos você vai conseguir. É muito importante você analisar a frequência em que isso acontece. Só assim conseguirá voltar a ter relações prazerosas e felizes novamente.

Causas da disfunção erétil psicológica

Ansiedade pode ocasionar disfunção erétil psicológica

Além da ansiedade poder ser uma das causas da ejaculação precoce, ela também pode estar relacionada com a disfunção erétil. Homens muito ansiosos também têm medo de falhar na hora H e esse medo pode impedir, justamente, sua ereção no momento da relação.

Além disso, a ansiedade aumenta a produção de adrenalina. E a adrenalina pode prejudicar a chegada de sangue até o pênis. O que também irá dificultar a ereção do homem, sendo essa uma das causas da disfunção erétil psicológica.

Leia também: Por que a ansiedade é inimiga do seu desempenho sexual?

Estresse crônico

O estresse é muito prejudicial para a saúde, de modo geral. E quando ele se torna crônico e há o aumento do cortisol, ele consequentemente diminui a testosterona.

Para os homens, a testosterona é o principal hormônio sexual e a sua diminuição afeta sua vida sexual. Podendo haver a redução da libido e também dificultando a ereção.

Você pode se interessar por: Estresse: saiba quais são as consequências para seu organismo

Baixa autoestima

Homens que sofrem de baixa autoestima têm maior risco de desenvolver disfunção erétil psicológica. A baixa autoestima afeta a forma como o homem se vê, deixando-o mais inseguro e também com menos vontade de ter relações sexuais.

Depressão

A depressão é um transtorno psiquiátrico que necessita de ajuda médica. Entre as questões que a depressão pode prejudicar na vida do homem, está a sua saúde sexual. Homens depressivos podem desenvolver disfunção erétil psicológica ou até mesmo ejaculação precoce. Esse problema psicológico também afeta a libido masculina. O que diminui a vontade do homem em fazer sexo.

Se você está a muito se sentindo triste, sem motivação e com problemas em se relacionar com as pessoas, procure um médico e realize o diagnóstico. A depressão tem tratamento e você não está sozinho nessa.

Saiba mais em: Falta de ereção tem cura ou é para sempre?

Outros fatores emocionais

Outros fatores emocionais também podem estar relacionados como causas da disfunção erétil psicológica. Tais como traumas durante a relação sexual; problemas no relacionamento; e bloqueios emocionais/psicológicos.

Quer saber mais? Então acesse: As causas psicológicas da impotência sexual e como tratar.

Como tratar disfunção erétil psicológica

A disfunção erétil psicológica tem tratamento. O primeiro passo é procurar por uma avaliação que irá indicar o método mais adequado para cada caso. Além disso, quando o motivo da impotência sexual está relacionado com questões emocionais, é comum ser indicado para o homem a psicoterapia.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *