São chamados de afrodisíacos aqueles alimentos que podem estimular o desejo sexual, tanto em homens quanto em mulheres. Nesse artigo, vamos falar sobre 5 frutas afrodisíacas bastante conhecidas e esclarecer porque são consideradas aliadas do desempenho sexual.
A palavra afrodisíaco deriva da deusa grega do amor, Afrodite, e muitos alimentos ganharam fama em diversas culturas por suas propriedades consideradas estimulantes.
Os alimentos afrodisíacos, em geral, aceleram a circulação. Isso faz com que a percepção das sensações seja mais apurada e intensa. Também melhora o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais e estimula diretamente a produção de alguns hormônios, especialmente a testosterona, o que potencializa a libido e também a disposição física e mental.
Muitos alimentos considerados afrodisíacos possuem efeito termogênico também. Como por exemplo a pimenta, que aumenta a temperatura do corpo e faz com que o metabolismo acelere e trabalhe constantemente para normalizar a temperatura interna. Isso garante que a pessoa fique mais ativa e alerta.
Outra característica em comum entre alguns deles é o poder energético de suas propriedades, que afasta a fadiga e aumenta a disposição e, consequentemente, o desempenho físico.
Confira agora quais são as 5 frutas afrodisíacas mais conhecidas e que podem ser encaixadas na sua dieta facilmente.
Romã
A romã está ligada à mitologia grega e também faz parte dos alimentos afrodisíacos mais antigos do mundo. Sempre foi conhecida como uma fruta que desperta a libido tanto nas mulheres, quanto nos homens.
Ela é rica em antioxidantes e devido a isso estimula a circulação sanguínea, facilitando a ereção.
Banana
Rica em potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e a enzima bromeliade, a banana ajuda a aumentar a libido masculina.
Por ser rica em magnésio, ela contribui para a circulação sanguínea, promovendo a vasodilatação. Um fator muito importante para o homem manter a ereção.
Também ajuda na produção de serotonina, conhecida como o hormônio da “felicidade” ou do “bem-estar”. A serotonina, substância que proporciona prazer, depende de alguns nutrientes, como a vitamina B6, presente na banana.
Leia também: Frutos do mar são afrodisíacos naturais, aponta estudo
Abacate
Energia e uma líbido saudável são cruciais para se ter uma vida sexual feliz, e o abacate pode trazer ambos. Ele é rico em minerais e boas gorduras, que protegem o coração e diminuem o colesterol.
O abacate também fornece vitamina B6 , importante para ter energia e desejo sexual e é uma grande fonte de ômega-3, que melhora o humor naturalmente.
O abacate ainda é rico em ácido fólico (vitamina B9), que ajuda no metabolismo de proteínas, garantindo mais energia. Também aumenta a produção de hormônios masculinos e potássio, que aumentam a libido.
Cacau
O cacau, principal ingrediente do chocolate, contém o estimulante alcalóide teobromina, similar à cafeína, que fornece energia e euforia.
Ajuda ainda na produção de serotonina, que ajuda a promover felicidade, relaxamento e bem-estar durante o ato sexual aumentando desta forma a sensação de prazer.
Também contém feniletilamina, a “substância química do amor”, conhecida por causar o sentimento da atração e paixão. Consumir chocolate antes da relação a dois, além de romântico, também pode ajudá-lo em seu desempenho.
Melancia
A melancia é uma das mais potentes frutas afrodisíacas. Ela possui substâncias vasodilatadoras que contribuem para a circulação sanguínea.
Por ser rica em água, ela tem ótima atuação no sistema digestivo e na limpeza das vias urinárias. Também tem grande quantidade de licopeno e glutationa, que protegem contra o câncer e o envelhecimento precoce.
Foram pesquisadores do Centro de Aprimoramento de Frutas e Vegetais de uma universidade do Texas, EUA, que descobriram que a melancia é rica num fitonutriente reconhecido como vasodilatador: a citrulina.
A substância é convertida em arginina, precursora na formação do óxido nítrico no interior dos vasos sanguíneos. O óxido nítrico, por sua vez, leva à vasodilatação e ao relaxamento vascular.
A mesma lógica também elege a fruta como eficaz no combate aos problemas cardiovasculares, à medida que ela aumenta o fluxo sanguíneo.
Leia mais: 13 alimentos afrodisíacos que aumentam a libido do homem
Outras frutas afrodisíacas
O morango também pode ser considerado afrodisíaco, apesar de suas propriedades não serem tão reconhecidas cientificamente para aumentar a libido, culturalmente ele é usado para apimentar noites de prazer.
A framboesa também é conhecida por facilitar o relaxamento dos músculos da zona genital, especialmente das mulheres. O mamão também tem compostos estrogênicos, que auxiliam o aumento da libido feminina.
Estas frutas podem ser utilizadas na sua dieta de forma complementar. Em casos de problemas de ereção, a melhor solução é um tratamento que realmente faça efeito no seu organismo, de forma segura para você retomar sua vida sexual satisfatória. Se tiver interesse, faça uma Avaliação de Saúde e saiba como podemos lhe ajudar.
foi muito util
Muito obrigado pela sua orientação de maneira simples de se alimentar bem e ajudar a saúde
Parabéns por estas dicas de se alimentar bem e saudável
Minha nota 10
Ótimas orientações
Muito bom: as informações aqui são bem coerentes
Parabéns, parabéns, parabéns, Muito importante, essas informações.
Excelente informações prestadas.
Não pode falta no dia a dia ajuda muito
Excelente orientações voltarei mais vezes
Ricamente boa ótima as informações, sempre acompanho. posso testemunhar vale a pena..
Abraços..